segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cinco hectares da Mata Uchôa são reintegrada

Grande Recife

AMBIENTAL

Cinco hectares da Mata Uchôa são reintegrada

 30/11/2012 02:01 - IVSON MENEZES
 
Cerca de 270 mil pessoas com a esperança renovada. O motivo para que estes moradores de 11 bairros das Zonas Oeste e Sul do Recife estejam mais satisfeitos é a reintegração de 5,5 hectares da Mata do Engenho Uchôa, uma área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do Rio Tejipió. Ontem pela manhã, o prefeito João da Costa assinou um decreto que garante a preservação ambiental. As localidades que se situam no entorno desta vegetação são: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro, Tejipió, Ibura, Jordão, Cohab, Ipsep e Imbiribeira.

Para o professor José Semente, um dos líderes do Movimento de Defesa da Mata Uchôa, o decreto é mais um passo significativo na história de luta que já dura mais de 30 anos. “Conseguimos conquistar mais uma etapa importante. No entanto, nosso maior desejo é a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão -Mata Engenho Uchoa/Mata Atlântica”, pontuou. Segundo Semente, a criação do parque já faz parte do programa do governo do prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB).  

O documento ainda inviabiliza a possibilidade da instalação de uma usina de geração de energia, reciclagem e compostagem que possuía a concessão de parte do terreno. “Estávamos aguardando o período de cinco anos dado pela Justiça para que a empresa responsável pela instalação do empreendimento entrasse com a licença ambiental. Como não ocorreu tomamos esta decisão política de assinar o decreto”, explicou João da Costa.

A área é a única do Estado a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Animais como bicho-preguiça e beija-flor, além da árvore em extinção Sapucaia são algumas das espécies encontradas. A área total da Mata do Engenho Uchôa abriga diversas espécies numa extensão territorial de 192 hectares. Deste quantitativo, 20 hectares são de propriedade do Estado e fazem parte da Unidade de Conservação (UC).
 
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: