quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ativistas da reserva Uchôa pedem a limpeza do Tejipió

Ativistas da reserva Uchôa pedem a limpeza do Tejipió

02 de Dezembro de 2012

Rio que abastece a área preservada está poluído. Movimento quer a revitalização da bacia

Apesar da vitória na preservação e recuperação da mata, na última quinta-feira, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa considera a conquista como incompleta.
Os moradores da área querem, também, a preservação e despoluição da bacia do rio Tejipió, além da criação de um parque ambiental.
"Não se pode preservar separadamente a mata e não o rio. Vamos lutar pela limpeza e dragagem do Tejipió que ladeia a mata do engenho", afirmou Luci Machado, coordenadora do movimento.
Já a criação e implantação do parque natural Rousinete Falcão consta no programa de governo do prefeito eleito, Geraldo Julio. Há 10 anos, a iniciativa está prometida pela prefeitura.
São mais de 100 apoiadores à causa, entre ONGs, associações de moradores e sindicatos.
Mata Uchôa
Na última quinta, o prefeito João da Costa assinou decreto que resguarda a área da mata Uchôa e torna possível a reintegração de 5,5 hectares da vegetação natural, que conta com mangue, restinga e Mata Atlântica.
"É um avanço do ponto de vista ambiental para a área, e com isso estaremos atendendo aos anseios do povo do Recife pela preservação do meio ambiente", disse o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira.
Foram 33 anos de persistência do movimento pela defesa da mata e da área do engenho. O grupo protestou, principalmente, contra um decreto, assinado em 2008 pelo então prefeito João Paulo, que previa a instalação de uma usina de lixo no local. A permissão foi anulada, na sexta, por João da Costa.
Ativistas da reserva Uchôa pedem a limpeza do Tejipió
 
Fonte: Destak

Nenhum comentário: