domingo, 6 de maio de 2012

Luciano participa de Seminário de Saneamento Ambiental nesta 2ª-feira

04 de Maio de 2012

gota


“Crescimento econômico e populacional e a demanda por água” é o tema do Seminário de Saneamento Ambiental que o Conselho Estadual das Cidades de Pernambuco promove nesta segunda-feira (07), a partir das 14h, no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O encontro terá como palestrante o presidente do Condepe/Fidem, Antônio Alexandre, e como debatedor o deputado Luciano Siqueira (PCdoB).


Segundo o Fórum de Mudanças Climáticas do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a sustentabilidade é um importante requisito de um modelo de desenvolvimento econômico promissor a médio e longo prazo, e é definida pela capacidade de utilização dos recursos naturais por gerações futuras em níveis iguais ou superiores aos atuais.


“O recurso natural água é um insumo indispensável para realização das principais atividades econômicas do país, por isso, a necessidade de considerar a gestão dos recursos hídricos uma prática indispensável ao alcance do tão preconizado desenvolvimento sustentável. Embora o Brasil seja detentor de grandes reservas de água doce, abriga em seu território regiões hidrográficas com baixa disponibilidade hídrica e bacias que, mesmo contempladas por considerável disponibilidade de água, concentram demandas elevadas ou comprometimento qualitativo dos recursos hídricos, caracterizando graves quadros de escassez”,alerta a entidade.


Ainda de acordo com o estudo do Fórum, o País encontra-se em fase de prosperidade do ponto de vista econômico, com mercado interno em expansão e investimentos externos crescentes, caracterizando um relevante aumento da demanda pelos recursos hídricos. Como contraponto, a disponibilidade hídrica no país, aparentemente elevada, é na realidade um fator limitante, considerando a relatividade dada por sua má distribuição espacial, pela sazonalidade e pelos usos múltiplos, importantes na caracterização de problemas e, sobretudo, das potencialidades de desenvolvimento econômico.


“Diante desse quadro, é necessário dialogar sobre o impacto que o desenvolvimento das atividades produtivas poderá acarretar na quantidade e a qualidade das águas do nosso país, de modo a balizar a implementação da política nacional de recursos hídricos. Um aspecto importante deste diálogo é o planejamento estratégico e a inclusão da dimensão ambiental neste, considerando as decisões tomadas pelos agentes econômicos e suas implicações para as bacias hidrográficas”.


Da Redação do site.
Fonte: Site do Deputado Luciano Siqueira

Nenhum comentário: