sábado, 27 de junho de 2009

Áreas verdes desempenham diversas funções dentro da cidade

Ciência & vida // Meio Ambiente

Áreas verdes desempenham diversas funções dentro da cidade

Publicado em 28.05.2009, às 21h20

Do JC Online


Veículos, cimento, concreto. Esses são os elementos mais presentes nas paisagens dos grandes centros urbanos. Por entre os domínios das "selvas de pedra", alguns locais servem como refúgio para quem quer escapar do barulho das buzinas e respirar um ar mais puro. São as áreas verdes públicas, nas quais estão incluídos os parques e praças.
Antecipando as comemorações do dia mundial do meio ambiente (5 de junho), o JC Online foi saber de um especialista e dos frequentadores dos parques do Recife qual a função desses espaços dentro da cidade [assista ao vídeo].

De acordo com a contabilidade da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife, a cidade conta com mais de 250 praças, 40 Ipavs (imóveis de proteção de áreas verdes), 25 Unidades de Concervação Municipais e 9 parques.
"O espaço verde tem que ser um espaço de diálogo entre as pessoas e a natureza. Nesse sentido eles tem que ser permeáveis para as pessoas. Elas devem poder chegar facilmente a esses espaços", afirma o professor da UFPE Ricardo Braga.
O Parque da Jaqueira é o maior da capital pernambucana, com sete hectares de área. Um espaço bastante pequeno, se comparado aos grandes parques do mundo, como o Central Park, em Nova York (341 hectares) ou o Hyde Park, em Londres (140 hectares)."A população do Recife está aumentando e por isso nós temos que ter muito mais vegetação para atender a essa mesma população que cresce", acrescenta Braga.
Questionado sobre se o número de áreas verdes na cidade é suficiente, o diretor de Meio Ambiente do Recife, Mauro Buarque, afirma: "Certamente que não. Em tempos de aquecimento global, é imperativo investir em verdes urbanos, mas ao mesmo tempo que temos de investir nesses projetos, a população recifense tem que criar o hábito de frequentar mais esses espaços".
O professor Ricardo Braga explica que a existência de espaços verdes nas cidades colabora com a redução dos efeitos do aquecimento global."As áreas verdes são importantes porque, na contraposição ao processo de aquecimento nas cidades, podemos ter a formação de condições microclimáticas para diminuir esse impacto negativo do aumento da temperatura", afirma Braga.

Um comentário:

Robson Fernando de Souza disse...

Agradeço ao movimento pela existência desse blog, e espero sinceramente que ele se desenvolva mais e mais com o tempo e se torne muito mais visitado.

Pergunto aos autores do blog: como faço pros posts do meu blog terem um link de "leia mais"?

Aproveito pra convidá-los a conhecer o Consciência Efervescente (http://conscienciaefervescente.blogspot.com/)

Aguardo resposta.

Abs