sexta-feira, 12 de junho de 2009

AGRESSÃO - LIXO NA MATA DO ENGENHO UCHOA

AGRESSÃO – LIXO NA MATA DO ENGENHO UCHOA

No Brasil, mais de 60% de todo lixo produzido apodrece em lixões a céu aberto, contaminando o solo e a atmosfera onde vivemos.
No Recife não é diferente. A forma como o lixo é tratado espelha o estado de saúde do nosso meio ambiente! Mas, tratar todo lixo da cidade, na Mata do Engenho Uchoa, é inconcebível!

A Prefeitura do Recife assinou um contrato de concessão com o consórcio Recife Energia
( QUALIX, SERQUIP E KOGERNERGY ) para instalação de uma usina para tratamento de lixo da Cidade e Região Metropolitana na APA Rousinete Falcão. O Movimento é contra a inconseqüente implantação da usina na área, bem como de qualquer outro empreendimento.

Diante desse absurdo, só nos resta transformar a indignação em passos firmes na direção da conquista do Parque Natural.
A área de Mata Atlântica, 192 hectares está preservada até hoje. Essa preservação se deve a 30 anos de luta iniciada pelo Grupo de Amigos da Mata do Engenho Uchoa, que conseguiu, com o apoio das comunidades do entorno, barrar a realização de mega projetos imobiliários.
A luta se ampliou e o Grupo se transformou em Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa que congrega várias entidades: Ongs, Sindicatos, Associação de Moradores, Universidades, escolas estudiosos e lideranças.
A justeza da luta atraiu não só entidades ambientalistas, mas os Movimentos sociais e todos os cidadãos que apostam num Brasil de brasileiros plenamente felizes; um Brasil com democracia, desenvolvimento econômico, saúde , educação e soberania nacional.
Tudo isso deve permear a preocupação com o Meio Ambiente.

A proteção e a recuperação da Mata Atlântica é importante na produção de água, na manutenção do clima e na qualidade de vida da população.
São os 7% que sobraram de Mata Atlântica que mantêm a vida nas cidades dos 17 estados brasileiros por onde ela passa.

A falta de informação sobre o bioma ( Mata Atlântica ) e sua importância ( proteção da água, do solo, regulação do clima, polinização de plantas...). é um grande problema. A exploração desordenada dos recursos naturais, prática de vários países desenvolvidos, contribuem com a depredação da natureza e com o efeito estufa.

O Protocolo de Kioto assinado por 84 países reunidos no Japão ( na cidade de kioto) que tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, não foi assinado pelo maior poluidor do mundo - os Estados Unidos. (presente na reunião). E potências como essas querem ditar normas ambientais.

O Movimento em Defesa da Mata do engenho Uchoa acredita ser possível promover a qualidade de vida, a justiça social e o desenvolvimento econômico respeitando – se o Meio Ambiente e respeitando – se os 30 anos de luta das comunidades pela preservação do remanescente de Mata Atlântica – Mata do Engenho Uchoa.
A luta continuará rumo ao objetivo de implantação do Parque Natural Rousinete Falcão.

Nenhum comentário: