sábado, 30 de julho de 2016

MST inaugura loja de orgânicos em SP com a marca da luta pela terra

MST inaugura loja de orgânicos em SP com a marca da luta pela terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugura, neste sábado (30), às 10h, na região central de São Paulo, o Armazém do Campo. No imóvel da Alameda Eduardo Prado, 499, no bairro dos Campos Elísios, o consumidor paulistano vai encontrar produtos orgânicos produzidos nos acampamentos da reforma agrária pelo Brasil. Dessa forma, o MST compartilha com os paulistanos produtos da produção camponesa garantida pelo acesso à terra.  

Por Railídia Carvalho    



Railidia Carvalho
  

A apresentação do Armazém foi feita nesta sexta-feira (29), em entrevista coletiva na Alameda Eduardo Prado, com os integrantes do movimento Delveque Mateus, assentado em São Paulo, Débora Nunes, assentada em Alagoas, e Rodrigo Teles, coordenador do Armazém e filho de assentados no Paraná.

Todos os produtos que serão comercializados no Armazém são certificados de acordo com a legislação brasileira. Além do que é cultivado nos assentamentos, a loja do MST também disponibilizará para venda produtos de cooperativas e de outros produtores de orgânicos.

Feiras do MST

“Para nós é um dia significante estarmos inaugurando este espaço em São Paulo. Ele é fruto de um processo de luta e de organização do MST e também de outras organizações de camponeses”, declarou Delveque. 

O Armazém foi criado a partir da procura pelos produtos do MST, divulgados em feiras de orgânicos realizadas no interior do Brasil e em grandes centros como São Paulo. 

Na capital paulista, a 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em outubro do ano passado pelo MST, reuniu mais de cem mil visitantes.

“A experiência em todo o Brasil das feiras é muito positiva e desmistifica, muitas vezes, a ideia  que a grande imprensa transmite do movimento dos trabalhadores”, afirmou Débora.

Para ela, a boa receptividade da 1ª feira no Parque da Água Branca leva o movimento a ter uma boa expectativa do Armazém em São Paulo. Existem pedidos de mais três estados para que o MST inaugure lojas da produção da reforma agrária. 

Aprimorando a produção

Com a inauguração do Armazém do Campo, o MST encara o desafio de aprimorar as etapas de beneficiamento, registro e normatização dos produtos.  

A loja é um investimento do MST considerando que, no Brasil, não existem políticas públicas que atendam essas necessidades para a agricultura familiar comercializar os próprios produtos.

Temer corta verbas da agricultura

Com o governo interino de Michel Temer, a situação se agravou. Foram recolhidos no final de junho, 170 milhões de reais que seriam destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 
 
O governo do Golpe dificulta mais ainda um dos objetivos dos produtores da reforma agrária, que é produzir, beneficiar e oferecer alimentos saudáveis para o consumidor brasileiro dos grandes centros.
 
Preço justo e ampliação do acesso

O Armazém do Campo também busca quebrar alguns mitos como os relacionados ao alto preço do produto orgânico e também do perfil do público consumidor, que costuma ser de alto poder aquisitivo.
 
Os integrantes do MST asseguraram que um dos grandes objetivos do Armazém é atender aos trabalhadores.

“Os produtos terão um preço justo, de forma que o agricultor seja bem remunerado e o consumidor não seja explorado”, ressaltou Rodrigo.

Ele apresentou ainda o café colombiano que funcionará no local que vai oferecer uma marca de café colombiano e outra marca de produto de assentamentos. Os opções do café também serão preparadas com os artigos disponibilizados no Armazém.

Os benefícios da reforma agrária

Esta iniciativa do MST servirá ainda de canal de diálogo entre a população paulistana e a luta pela reforma agrária.
 
“São dois objetivos aqui: melhora a renda do trabalhadores e cumpre a função social da reforma agrária, que tem como compromisso político oferecer produtos saudáveis para a população brasileira e colocar para a sociedade o benefício da reforma agrária e o benefício da agricultura camponesa no Brasil”, justificou Delveque.

A loja abrirá de segundas às sextas, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h até às 18h.

SERVIÇO

Inauguração do Armazém do Campo

Dia: 30 de julho (sábado)
Hora: 10h
Local: Alameda Eduardo Prado, 499 - Campos Elísios, região central de São Paulo

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: