sexta-feira, 18 de julho de 2014

Luta, poesia, cinema, meio ambiente e cidadania



A Mostra Ambiental do Recife – MARE é uma ação de interferência ambiental que pretende utilizar os espaços públicos da cidade do Recife como um local de troca de saberes e reflexões sobre a cidade e o meio ambiente. De 01 a 15 de agosto no cinema São Luiz, Jardim Botânico, Mata Uchôa e em 2 escolas públicas da região, a MARE irá combinar poesia, cinema, meio ambiente e cidadania.

Mais que exibição de filmes, a MARE problematiza os impactos decorrentes da degradação ambiental em todos os setores da sociedade dentro dessa nossa metrópole Terra. Nesse contexto, a Mostra abre espaço para discussões, oficinas, pesquisas e uma importante produção audiovisual sobre os modelos econômicos hegemônicos, a luta pela terra, os transgênicos, os conflitos decorrentes do modo de apropriação e exploração dos seus ‘recursos’, as políticas públicas, os resíduos sólidos, a verticalização da cidade e as transformações da paisagem. O que realmente nos interessa neste evento é discutir a minimização dos riscos e um redirecionamento da cidade mais humana, visando contribuir para a construção de uma cultura que considere formas mais coerentes de lidar com o seu meio.

De 01 a 15 de agosto, alunos das escolas da Mata Uchôa, irão participar da oficina de cinema de animação coordenada pelo cineasta Lula Gonzaga, cujo resultado será um vídeo-poesia ambiental.

Durante toda a programação teremos o sarau poético do grupo Interpoética e a ação ambiental da professora Daniele de Carvalho que trará de forma lúdica algumas questões de reciclagem e preservação do meio ambiente.

Ponto alto da MARE, no dia 4 de agosto, segunda-feira, a partir das 19h, no Cinema São Luiz, iremos exibir o filme “O Veneno Está Na Mesa 2”, do cineasta Silvio Tendler que atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Após a exibição teremos um debate com Movimento Sem Terra, um integrante da FIOCRUZ e a secretária de Meio Ambiente, Cida Pedrosa.

No Jardim Botânico, no dia 3, domingo, teremos uma programação voltada para o público infantil, com exibição dos filmes “Tá Limpo”, “Recife Frio”, “O homem da Mata”, “A Saga da Asa Branca”.

Já na terça, dia 5, na Mata Uchôa, uma sessão ao ar livre com os filmes “Em Trânsito” de Marcelo Pedroso e novamente “O Veneno Está Na Mesa 2” de Silvio Tendler. Também reapresentaremos o sarau do grupo Interpoética e a ação ambiental de professora Daniele de Carvalho.

A cidade que não para, só cresce, precisa revelar novas possibilidades de interseção entre viver numa cidade complexa e preservar o meio ambiente. Confira toda a programação em nossa Fanpage, Twitter e Instagram.


Rafael Buda
Produtor Cultural
81 9689 3671 / 81 8332 6580

Fonte: FANPAGE MARE

_______________________________________________

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8769.3475
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Nenhum comentário: