sexta-feira, 18 de julho de 2014

Há 35 anos, Movimento luta por parque na Mata do Engenho Uchoa

Há 35 anos, Movimento luta por parque na Mata do Engenho Uchoa

 

A luta do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa (foto) para ver implantado o Parque Natural Rousinete Falcão nos 192 hectares remanescentes da Mata Atlântica, na Zona Oeste do Recife, já dura 35 anos e ainda não virou realidade. A instalação do parque vai beneficiar 270 mil moradores de 11 bairros do entorno, entre eles Tejipió, Barro, Ipsep, Ibura e Areias.


Segundo ativistas do movimento, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife tentam adquirir a área, que é particular. A desapropriação deveria ter acontecido até 2007. Em 2002, o então prefeito do Recife, João Paulo, instituiu decreto declarando a área de utilidade pública para fins de desapropriação e estabelecendo prazo de cinco anos para seu cumprimento.


“Tentamos muito que a desapropriação saísse do papel, mas infelizmente ainda não conseguimos”, lamenta Luci Machado, uma das coordenadoras do movimento. Dos 192 hectares, 60 são de manguezal, que pertencem à União. Assim, só 132 hectares poderão ser desapropriados.


“Ano passado tivemos dois importantes avanços. Um foi a ampliação dos limites do Refúgio de Vida Silvestre do parque. Eram 20 hectares. Por meio de decreto estadual passaram a ser 171 hectares. Outra conquista foi a elaboração do plano de manejo”, destaca Augusto Semente, outro coordenador do movimento. A instalação do conselho gestor do refúgio, em 2013, é outro ponto positivo na luta pelo parque.


O plano de manejo, concebido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), estabelece o que pode e o que não pode ser feito no Refúgio de Mata Silvestre Mata do Engenho Uchoa. O documento estabelece regras para garantir a proteção do lugar.


“A Mata do Engenho Uchoa serve como fonte de pesquisa para as universidades pernambucanas. O espaço pode ser aproveitado para trilhas. Há muitas escolas no entorno que também poderiam usar o parque para aulas de meio ambiente”, observa Augusto. Ele diz que a mata é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como reserva da biosfera mundial. 


Para o secretário executivo de Meio Ambiente do estado, Hélvio Polito, os recursos para pagamento das indenizações devem sair do fundo de compensação ambiental. "A implantação do parque é interesse do estado e do município e reconhecemos a luta de 35 anos do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. Mas, precisamos primeiro garantir a propriedade da área.", disse Polito, garantindo que apesar de não ter o parque, os 192 hectares de Mata Atlântica estão protegidos por lei.


"O plano de manejo foi importante para garantir que a área seja efetivamente protegida, sobretudo, por se tratar de um local valorizado, que estava ameaçado pela especulação imobiliária", ressaltou.


Com informações do Jornal do Commercio, de 13/07/2014. 

Publicado no site do Comitê |Municipal do PCdoB Recife

_______________________________________________


Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8769.3475
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Nenhum comentário: