terça-feira, 4 de março de 2014

Sem Terra desfilam com Boneco de Hugo Chávez no Carnaval de Olinda

Sem Terra desfilam com Boneco de Hugo Chávez no Carnaval de Olinda

28 de fevereiro de 2014















Por Jonatas Campos
Da Página do MST
Fotos: Péricles Chagas

O desfile dos Bonecos Gigantes do Carnaval de Olinda contará, neste ano, com a presença do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

A representação do líder sul-americano foi encomendada MST ao renomado artista plástico Silvio Botelho, mais reconhecido "bonequeiro" de Olinda.


















Nesta sexta-feira (28), véspera de carnaval, representantes do MST, partidos de esquerda e movimentos sociais e culturais foram no ateliê de Botelho receber o boneco. Também compareceu a Cônsul Geral da Venezuela em Recife, Carmen Navas Reyes.

"A presença de Chávez sempre foi alegre em todas as ruas onde ele esteve. Uma relação antiga com o povo e os movimentos sociais. Chávez fez renascer a festa popular na Venezuela, era festivo, alegre, engraçado, ninguém ficava um momento sem sorrir com ele. Seguramente ele está feliz agora participando do carnaval de Olinda que é o melhor carnaval do mundo", afirmou a diplomata.

Leia mais:
Unidos da Lona Preta, a luta fazendo o samba e o samba fazendo a luta

Já o artista plástico Sílvio Botelho, conhecido por já ter feito bonecos gigantes de lideranças como o ex-presidente Lula, a atual presidente Dilma Rousseff, Fidel Castro e Che Guevara, afirma que sente uma enorme alegria em contribuir para trazer personalidades de todo mundo para a festa de Olinda.

"Tomara que ele tenha uma grande repercussão nacional e internacional, porque ele agora está na terra dos gigantes: a Pátria dos Bonecos Gigantes", afirmou com bom humor. "Passo às mãos de pessoas que vão conseguir conduzir esse gigante que foi Chávez para o Brasil e para o mundo", concluiu entregando o boneco.

















Já a dirigente do MST, Ana Emília, acredita na importância do boneco gigante de Chávez para "reatar" a relação entre a política e a festa popular.

"Precisamos celebrar a memória e o exemplo que Chávez foi para a América Latina e as transformações sociais que ele promoveu", destaca.

O "Hugo Chávez Gigante" pesa cerca de 25 quilos e mede mais de três metros. O boneco estará presente já nesta sexta-feira (28) no carnaval do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC).


Na segunda-feira (03) de carnaval, às 14h, desfila saindo da Barraca do MST, no Sítio de Seu Reis, no Sítio Histórico da cidade. Na terça-feira (04), participa do tradicional Desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda.

Nenhum comentário: