segunda-feira, 24 de março de 2014

Moradores do Recife se mobilizam em defesa do Rio Tejipió

Moradores do Recife se mobilizam em defesa do Rio Tejipió
 
 
 
No sábado (22), Dia Mundial da Água, moradores do entorno da Bacia do Rio Tejipió (foto), na Zona Oeste do Recife, e entidades ambientalistas lançaram um movimento em defesa do rio.
 
É intenção do grupo propor motes e protagonizar campanha de Educação Ambiental, além de criar um blog para a Brigada Salve o Rio Tejipió. O próximo encontro será no dia 7 de abril, durante reunião do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, às 10h. Outro debate está previsto para o dia seguinte, às 9h, no Jardim Botânico do Curado, Zona Oeste, com o Comitê Metropolitano Sul.
 
Eles vão cobrar, de prefeituras e do governo, ações de curto, médio e longo prazos para revitalização do curso d’água, que nasce em São Lourenço da Mata e deságua na Bacia no Pina, na capital. A primeira reunião da Brigada Salve o Rio Tejipió aconteceu no Salão Paroquial da Igreja do Barro, naquela região da cidade. O grupo reivindica a limpeza e desobstrução do rio, sugere a criação de campanha educativa para coibir o despejo de lixo no curso d’água e propõe a dragagem e inclusão do Tejipió nos projetos do Estado para navegabilidade dos rios.
 
De acordo com o ambientalista Alexandre Moura, a reunião aprovou documento com 13 encaminhamentos. “O primeiro passo é procurar o Comitê de Bacia Hidrográfica Metropolitano Sul, do qual fazem parte os Rios Tejipió e Jaboatão, entre outros, e pedir prioridade para o rio”, diz ele. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) também será acionada, para inserir o debate na pauta do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

“Nascentes do Tejipió, às margens da BR-408, em São Lourenço, estão sendo drenadas para o Rio Capibaribe. Queremos restabelecer as condições naturais, para as nascentes voltarem a alimentar o Tejipió”, declara.

Participam do grupo moradores dos bairros do Barro, Areias, Ibura e Tejipió. “São bairros atingidos pelas enchentes do Tejipió”, diz Luci Machado, do Movimento da Mata do Engenho Uchoa. “As pessoas passaram a olhar para o Tejipió depois que uma mulher morreu ao cair no rio, semana passada, mas nós estamos atentos aos problemas há muito tempo”, diz Alexandre Moura.
 
Fonte: Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa


Publicado no site do Comitê Municipal do PCdoB Recife

____________________________________________


Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8769.3475
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica ( Nascente, não deixe está fonte secar. )

Nenhum comentário: