segunda-feira, 24 de março de 2014

Movimento para salvar o Rio Tejipió


Movimento para salvar o Rio Tejipió

        No Dia Mundial da Água, sábado passado, moradores do entorno da Bacia do Rio Tejipió, na Zona Oeste do Recife, e entidades ambientalistas lançaram um movimento em defesa do rio. Eles vão cobrar, de prefeituras e do governo, ações de curto, médio e longo prazos para revitalização do curso d’água, que nasce em São Lourenço da Mata e deságua na Bacia no Pina, na capital.

        A primeira reunião da Brigada Salve o Rio Tejipió aconteceu no Salão Paroquial da Igreja do Barro, naquela região da cidade. O grupo reivindica a limpeza e desobstrução do rio, sugere a criação de campanha educativa para coibir o despejo de lixo no curso d’água e propõe a dragagem e inclusão do Tejipió nos projetos do Estado para navegabilidade dos rios.

        De acordo com o ambientalista Alexandre Moura, a reunião aprovou documento com 13 encaminhamentos. “O primeiro passo é procurar o Comitê de Bacia Hidrográfica Metropolitano Sul, do qual fazem parte os Rios Tejipió e Jaboatão, entre outros, e pedir prioridade para o rio”, diz ele.

        A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) também será acionada, para inserir o debate na pauta do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). “Nascentes do Tejipió, às margens da BR-408, em São Lourenço, estão sendo drenadas para o Rio Capibaribe. Queremos restabelecer as condições naturais, para as nascentes voltarem a alimentar o Tejipió”, declara.

        É intenção do grupo propor motes e protagonizar campanha de Educação Ambiental, além de criar um blog para a Brigada Salve o Rio Tejipió. O próximo encontro será em 7 de abril, na reunião do Movimento da Mata do Engenho Uchoa, às 10h. Outro debate está previsto para o dia seguinte, às 9h, no Jardim Botânico do Curado, Zona Oeste, com o Comitê Metropolitano Sul.

        Participam do grupo moradores do Barro, Areias, Ibura e Tejipió. “São bairros atingidos pelas enchentes do Tejipió”, diz Luci Machado, do Movimento da Mata do Engenho Uchoa. “As pessoas passaram a olhar para o Tejipió depois que uma mulher morreu ao cair no rio, semana passada, mas nós estamos atentos aos problemas há muito tempo”, diz Alexandre Moura.

 Fonte: Jornal do Commercio – Pernambuco - Cidades – Recife, 24 de março de 2014

____________________________________________


Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8769.3475
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica ( Nascente, não deixe está fonte secar. )


Nenhum comentário: