sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Movimento da Mata Uchoa denuncia nova agressão à área e a morte de animais

27 de setembro de 2012
 

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa faz nova denúncia de agressão à área remanescente da Mata Atlântica localizada no bairro do Barro, Zona Oeste do Recife, desta vez com a morte de animais silvestres que habitam a área.

mata_engenho_uchoa_crime_ambiental
Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa. A área onde
ocorreu a morte de animais está circulada em vermelho



“No último sábado, dia 22 de setembro, a mata sofreu nova agressão com o uso de tratores e caminhões, desta vez na altura da Cadan, BR101, Barro. No dia seguinte, domingo, 23, a Cipoma esteve presente na área e na segunda-feira (24) a Cipoma, a CPRH e a fiscalização da Prefeitura do Recife estiveram presentes e constaram que animais foram mortos sendo os agressores autuados e o serviço de terraplanagem suspenso. Mais uma vez a devastação foi suspensa, só não sabemos até quando?!”, denunciou o ambientalista Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento da Mata Uchoa.

Em nota publicada no seu blog (http://mataengenhouchoa.blogspot.com.br/), os coordenadores da entidade lembram o histórico de agressões à mata.

“A Mata do Engenho Uchoa vem sendo agredida ao longo de 33 anos. Área de Mata Atlântica, única no perímetro urbano, contendo os três biomas: Manguezal, Restinga e Mata Atlântica. Inicia - se no ponto de encontro do leito do Rio Tejipió com o eixo da faixa de domínio da BR101. (DECRETO Nº 17.548/96, APA – Área de Proteção Ambiental Mata Engenho Uchoa)

Na construção da BR101 a Mata foi cortada, uma parte está na área do 4º BECON, por ele protegida, mas os 192 hectares são alvo da especulação imobiliária, e da ânsia de lucro dos que se dizem proprietários!

A depredação teve início em 1979 com a retirada de barro para construção do metrô. Surgiram, anos depois, projeto de construção de privê de alto luxo, em sequência projeto de construção de casas populares, dois megas projetos barrados pela ação organizada de moradores do entorno. A depredação continua até hoje, movimentação de barro, terra, corte de árvores, agressões aos animais; mas apesar disso a Mata continua desempenhando sua função de pulmão da área urbana, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

matauchoa_rio

A Mata do Engenho Uchoa foi recategorizada, pelo governo do Estado , como Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre, mas, contraditoriamente, estamos assistindo a debandada de aves, como gavião , também de corujas,, preás... Muitos desses animais estão aparecendo mortos, na Av. Beira Rio, vítimas de ação agressora feita com tratores pelos ditos proprietários!

Na sexta - feira, 14/09 /2012 moradores da Av. Nestor Diógenes de Melo ( Av. Beira Rio,margens do Rio Tejipió) no Barro, foram surpreendidos com movimentação de máquinas, ( tratores, caminhões) dentro da Mata, cientificados o Departamento de fiscalização de Meio Ambiente da PCR. e a Cipoma sustaram a depredação, apreendendo as maquinas que trabalhavam sob o controle dos pseudo proprietários da APA.

No sábado, 22/09, nova agressão com tratores e caminhões, desta vez na altura da Cadan, BR101, Barro, a Cipoma esteve presente na área no domingo 23/09, segunda-feira 24 a Cipoma, CPRH e a fiscalização da PCR estiveram presentes e constaram que animais foram mortos sendo os agressores autuados e suspenso o serviço de terraplanagem e, mais uma vez a devastação foi suspensa. Só não sabemos até quando?!

É necessário que os poderes públicos tomem providências no sentido de garantir aos animais a tranquilidade e o direito à vida no seu habitat; E que a população do Recife veja preservada a Mata do Engenho Uchoa que deverá ser transformada no Parque Natural Rousinete Falcão, legado que deixaremos para as gerações futuras”.

Coordenadores ( as)
Luci Machado - 8637.1747
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patrícia Maria - 9183.9762
Augusto Semente -9258.7195

Da Redação do site, com informações do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.
 

Nenhum comentário: