quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Posse Conselho Gestor RVS Mata do Engenho Uchoa

Folha de Pernambuco 22 de setembro 2012


Zoo terá maior área de preservação
Parque Estadual de Dois Irmãos terá o seu tamanho atual ampliado em três vezes
22/09/2012 02:09 - EDWARD PENA

Maurício Ferry


EDUARDO Campos anunciou ontem a aquisição de novo terreno com 770 hectares

O Parque Estadual de Dois Irmãos vai ganhar mais área de preservação da Mata Atlântica. Ontem, durante cerimônia que aconteceu no próprio zoológico, o governador do Estado, Eduardo Campos, assinou o decreto que autoriza a ampliação do zoológico de 387 para 1.161 hectares. A aquisição do novo terreno, que tem em torno de 770 hectares, triplicará a dimensão do espaço e custará cerca de R$ 18 milhões. Também durante a ocasião, Eduardo Campos empossou 22 conselheiros, que serão responsáveis por determinadas unidades ambientais de Pernambuco.

Entre os empossados esteve a conselheira da Unidade de Refúgio da Vida Silvestre, Luci Machado, que destacou a importância da assinatura estadual e explicou a necessidade de ter a compreensão da sociedade. “É um momento histórico para o nosso movimento, que tem mais de 33 anos. Durante essa jornada, mantivemos uma luta constante contra a desmatação da Mata do Uchôa (entre os bairros do Ibura e Barro). A população precisa se engajar mais nas causas do meio ambiente, porque as áreas são alvo da cobiça do poder imobiliário”, avaliou Luci.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, descreveu as pretensões para a utilização do espaço. “Já inauguramos o novo aviário, que veio com um conceito atual, que são aves de diversas espécies convivendo, ali, harmonicamente. Também estamos implantando uma nova estrutura técnica, com hospital veterinário e vamos renovar totalmente o parque”, destacou.
Segundo o gestor da pasta, existe todo um trabalho em equipe para que as reservas se tornem realidade. “Os conselheiros, por exemplo, dão vida ao processo, porque dão vida à região”, ressaltou Sérgio Xavier. Além do horto, outras regiões estão sendo preservadas, segundo o secretário. “O plano de manejo bem implantado tem um papel fundamental. Estamos reforçando e criando 81 unidades de conservação até 2014. Lançamos, recentemente, em Suape, a maior reserva de Mata Atlântica do Estado, com cerca de 2,5 mil hectares”, continuou.

Para o governador Eduardo Campos, o ato define o interesse de evoluir o Recife na questão consciência ambiental. O gestor acredita que a sociedade é peça fundamental nessa mudança de atitude. “E este é um passo estratégico para o futuro da Cidade do Recife e para Pernambuco. Espero que a Cidade possa integrar essa reserva e essa unidade de conservação do bioma da Mata Atlântica, como também os parques dos manguezais, através do rio, que precisam ser cuidados”, considerou Campos.

Ainda conforme o governador, as próximas gerações ganharão com iniciativas do gênero. “Vamos legar às futuras gerações o valor da sustentabilidade, e de um meio ambiente mais bem cuidado do que o que recebemos das gerações que nos antecederam”, reiterou. Eduardo Campos revelou também que a ampliação da área preservada do Horto de Dois Irmãos não foi uma ideia repentina. “Há mais de 30 anos que se fala da aquisição dessa área”, concluiu.

Nenhum comentário: