sábado, 22 de setembro de 2012

Luciano passa a integrar Conselho Gestor da UC da Mata do Engenho Uchoa


20 de Setembro de 2012
O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) toma posse nesta sexta-feira (21) no cargo de conselheiro do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Mata do Engenho Uchoa, uma das 22 Unidades de Conservação (UC) de Mata Atlântica criadas pelo Governo do Estado. Integrantes de outros 21 conselhos gestores serão também empossados.

Luciano_na_mata_Uchoa
Luciano durante visita à Mata do Engenho Uchoa em abril de 2010 

A solenidade será presidida pelo governador Eduardo Campos, que, na ocasião, assinará decreto de triplicação da área do Parque Dois Irmãos, hoje com cerca de 384 hectares. A medida integra um conjunto de ações para preservação de áreas verdes e biodiversidade em Pernambuco, colocando em prática a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

A triplicação da área foi possível graças à aquisição pelo Estado de imóvel no bairro da Guabiraba, com  774 hectares, contíguo ao parque, que pertencia ao antigo Banco Econômico, hoje sob a responsabilidade do Banco Central.  Com isso, o parque passará a ter 1.161 hectares. Essa incorporação vai promover o aumento da área protegida dos biomas e garantir a representatividade dos seus diferentes ecossistemas. Também irá contribuir para amenizar o clima na RMR e conseqüentemente ajudar no combate aos efeitos das mudanças climáticas no Estado.

Do total de UCs constituídas, 21 encontram-se na Região Metropolitana, entre elas o Parque Dois Irmãos, a Mata do Passarinho, em Olinda, e a Mata do Engenho Uchoa; e uma de caatinga localizada em Serra Talhada, no Sertão pernambucano.
Unidades de Conservação

As Unidades de Conservação (UCs) representam um dos principais instrumentos para a conservação e manejo da biodiversidade. São áreas que incluem os recursos naturais e as águas jurisdicionais com relevantes características naturais e instituídas legalmente pelo Poder Público (federal, estadual ou municipal), com objetivos de conservação, limites definidos, e um de regime especial de administração.

SERVIÇO:
Assinatura de Decreto triplicando a área do Parque Dois Irmãos e posse dos conselhos gestores das Unidades de Conservação do Estado
Data: Sexta-feira, 21/09
Hora: 15h
Local: Horto de Dois Irmãos

Da Redação do site

Nenhum comentário: