sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Movimento participa de Feira Ambiental

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa a convite do professor João Laerte participou através dos(as) coordenadores(ras) Luci Machado, Arlindo Lima e Edmar Neto do encerramento da Feira Ambiental promovia pela Escola Municipal Antônio Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha, Recife, Brasil.
 
15:38 Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011



Inaldo Menezes
O evento contou com cerca de 400 participantes
O evento contou com cerca de 400 participantes
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou da cerimônia de lançamento do projeto “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá”, durante a tarde desta terça-feira (30). O evento promovido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente da Mustardinha (APMAM), em parceria com a Escola Municipal Antônio Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha, tem o apoio da Prefeitura do Recife e contou com a participação de mais de 400 alunos e professores do centro educacional. O lançamento aconteceu durante o encerramento da Feira Ambiental promovida pela instituição de ensino.
O projeto “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá” tem o objetivo de reciclar o óleo que habitualmente é descartado nas pias de cozinhas ou restaurantes, transformando-o em sabão e sabonete. Com isso, além de evitar que o resíduo entupa os canos e canaletas da localidade, irá impedir que chegue até os canais que desembocam no Rio Jiquiá, preservando, dessa forma, o Meio Ambiente.
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife tem como missão colocar a pauta da ciência e tecnologia como assunto do dia para todos os recifenses. É fazer com que o conhecimento científico, produzido e acumulado nas universidades e institutos de pesquisa, possa ser de fato utilizado na solução do problema do dia-dia da população. E nesse programa de reciclagem de óleo o conhecimento está sendo aplicado com ênfase em dois objetivos. O primeiro é o de conscientizar pessoas de que resíduos da produção de alimentos podem ser reaproveitados, gerando renda para a população. O segundo motivo, e mais nobre, é o cuidado com o Meio Ambiente”, comentou o secretário.
Kátia Veras, uma das idealizadoras do projeto e conselheira tutelar da Região Político-Administrativa 5 (RPA 5), explicou que uma das motivação para a realização do “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá” foi a criação de uma atividade que ensinasse aos jovens a terem mais responsabilidade ambiental, tirando-os da ociosidade por meio de uma nova atividade econômica.
Wiliane de França, 12 anos, uma das estudantes que participará das oficinas que fazem parte do projeto, falou do seu interesse no “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá”: “Estou fazendo parte do projeto porque desejo aprender mais sobre como preservar o Meio Ambiente”. A jovem comentou ainda que pretende dar continuidade ao trabalho de preservação por meio da reciclagem do óleo utilizado em cozinhas.
Para essa reciclagem de óleo de cozinha, será montada uma cooperativa com os 30 jovens, com faixa etária de 12 a 16 anos, cadastrados no Bolsa Família, que participarem das oficinas de Fabricação de sabão e sabonete, de Grafitagem e de História, Importância e Preservação do Canal do ABC e do Rio Jiquiá. Os cursos são gratuitos e acontecerão durante quatro meses na Escola Municipal Antônio Brito Alves e no Centro Social Urbano da Mustardinha. Os artigos de limpeza ficarão expostos nos pontos comerciais do bairro da Mustardinha que apoiam a iniciativa.

[TV Jornal] Alunos de escola na Mustardinha transformam oléo de cozinha em sabão

Nenhum comentário: