sexta-feira, 3 de junho de 2011

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE

Secretaria de Meio Ambiente

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE



GALERIAS DE FOTOS
Jardim Botânico


Atualmente, o principal objetivo do Jardim Botânico é realizado através do Pólo de Educação Ambiental, que depois da reestruturação e ampliação do Jardim, vem recebendo cerca de 2000 visitantes por mês, para visitas orientadas ou espontâneas, inclusive com instalações que possibilitam também a visitação das pessoas portadoras de necessidades especiais.


São oferecidos, além do percurso dentro das trilhas temáticas, informações sobre produção de mudas de plantas nativas e medicinais, vídeos, atividades lúdicas e apresentação de teatro de mamulengo. São promovidos também eventos seguindo o calendário ecológico.

LINHAS DE AÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE

 Pesquisa Científica,
 Educação Ambiental,
 Ecoturismo e
 Lazer

As pesquisas científicas são realizadas por grupos de alunos das Universidades locais e de outras cidades da região nordeste; elaborando estudos sobre o solo e o clima local e, principalmente, sobre as espécies de animais, insetos e plantas, nativas da Mata Atlântica.

O Pólo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Recife, com uma equipe multidisciplinar formada por técnicos e estagiários de diversas áreas, tem como missão desenvolver ações de Conscientização Ambiental visando incorporar e sistematizar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas por diferentes órgãos da administração, buscando a consolidação de um modelo de gestão das ações ambientais de forma descentralizada, fomentando a construção da Política Municipal de Educação Ambiental.

Ecoturismo e Lazer, além das propostas do bloco anterior, são oferecidos aos seus visitantes. Atividades como trilhas temáticas, conhecimentos básicos sobre os hábitos comportamentais dos animais existentes na área do Jardim Botânico, composição e decomposição de árvores, ações dos insetos e animais peçonhentos fazem parte do que poderá ser visto pelos visitantes através de explanações sobre Meio Ambiente – com total interação e debate sobre preservação e conservação das matas, poluição, lixo e reciclagem ,saúde ambiental, entre outros assuntos pertinentes à educação Ambiental.

As trilhas são realizadas por um monitor da área para orientar os alunos e visitantes , na sua maioria de escolas públicas e da rede privada. O Jardim Botânico do Recife também oferece aos seus freqüentadores visitas ao:

- Viveiro florestal, onde há a produção de mudas, com foco na arborização da cidade, através da Prefeitura da Cidade do Recife;
- Viveiro de plantas medicinais, onde o visitante poderá conhecer um pouco sobre espécies com poder curativo;
- Orquidário, onde existem variados exemplares de orquídeas para contemplação;
- Meliponário, onde estão algumas espécies de abelhas nativas, que não possuem ferrão;
- Jardim Sensorial onde o foco é a estimulação dos demais sentidos dos visitantes, além da visão, e sua sensibilização através dessa atividade;
- Jardim Ecumênico onde o visitante terá contato com aspectos religiosos de diferentes culturas através das plantas e dos seus significados;
- Museu de coleções (carpoteca, xiloteca e animais) além de um auditório com capacidade para 30 pessoas.

Escolas e visitantes terão acesso monitorado ao Jardim Botânico mediante agendamento prévio, pelos telefones (55) -81-3355-0002 e 3355-0000 entretanto, as visitas espontâneas podem acontecer livremente das 08:30h às 15:30h, das terças aos domingos, exceto em alguns feriados .

O Jardim Botânico do Recife está situado à BR 232, km 7,5, s/n, no bairro do Curado, na cidade do Recife.

Vamos fazer o Recife mais verde !!!!

Esta é a campanha que o Jardim Botânico do Recife está lançando, a partir do mês de setembro de 2010, onde oferecerá, em quantidade pré-determinada, mudas de mata nativa, medicinais e exóticas, gratuitamente, aos visitantes, no último final de semana de cada mês.

Esclarecimentos e maiores informações ligue para o 81- 3355-0002 ou 3355-0000 email: jardimbotanicodorecife@ymail.com

Nenhum comentário: