sábado, 18 de junho de 2011

CTB lança cartilha de Defesa do Meio Ambiente

16/06/2011

Durante a abertura do I Encontro Nacional de Defesa do Meio Ambiente que ocorre em Brasília durante os dias 15 a 17 de junho, evento promovido pela secretaria de Defesa do Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, teve a presença de participantes de 12 estados de todas as regiões do país.

Muitos dirigentes sindicalistas também participaram dos seminários, entre eles, representantes do Sintaema/SP, Fetag/RS, Unegro/PR, Fetag/BA, Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna/SP, e Sindttema/PR.

A mesa de abertura das solenidades teve a presidência de Ailma Maria, presidenta da CTB/GO, e contou com a presença de Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, Alberto Broch, presidente da Contag, Ricardo Vizentin, representante do Ministério do Meio Ambiente, Joilson Cardoso do Nascimento, Secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB e do Deputado Assis Melo.

Os trabalhos do encontro foram coordenados por Maria do Socorro que é secretária de Defesa do Meio Ambiente e Paulo Gady, coordenador da secretaria de Meio Ambiente.

Após a composição da mesa Maria do Socorro abriu o Encontro dizendo sobre sua importância e que o encontro está ligado a Campanha Nacional de “Valorização do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental” e destacou o lançamento da Cartilha de Defesa do Meio Ambiente da CTB.

A cartilha é um instrumento que tem como objetivo fomentar o Debate, os temas abordados na cartilha não é uma posição da CTB, mas a busca para construção de uma plataforma da política de Meio Ambiente da CTB que será constituído com a contribuição dos Encontros Estaduais somado a ações da Secretaria Nacional de Defesa do Meio Ambiente da CTB.

Paulo Gady declarou que o lançamento da Cartilha destaca a importância deste trabalho que foi construído pelo coletivo nacional com apoio da direção nacional da CTB e ressalta a necessidade da contribuição de todos sindicalistas da CTB estaduais e entidades filiadas a CTB na construção desta política de Meio Ambiente.

O presidente da Contag, Alberto Broch, reafirmou a importância do evento em um momento oportuno quanto corre no país o debate do Código Florestal e preparo para Rio + 20 e ressalta a importância da visão dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar.

Assis Melo parabeniza a CTB pelo Encontro e por a partir de sua fundação agregar trabalhadores Rurais e Urbanos, parabeniza a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente por construir esta ferramenta de debate com objetivo de fortalecer o Projeto Nacional de Desenvolvimento com Sustentabilidade.

Joilson Cardoso fez alusão a Maria do Socorro, o coletivo do Meio Ambiente e de todos os companheiros presentes e relatou que a CTB tem uma onda verde isto a partir de sua fundação e em seu logo tem a preocupação em preservar o meio ambiente isto dentro do projeto de desenvolvimento e da Agenda Nacional da Classe Trabalhadora.

Sergio de Miranda, da Fetag-RS e secretário de política agrícola e agrária da CTB, destacou a importância do debate e do cuidado que se dever ter ao tratar o tema Meio Ambiente não é possível ter uma única legislação para tratar desiguais, o projeto levado pela CTB é o que trouxe as federações a CTB esta luta pela unidade entre a Cidade e o Campo.

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Vizentin, sugeriu que a Cartilha seja entregue a Ministra pela Secretaria e o Coletivo, afirma que nem o Ministério do Meio Ambiente conseguir construir um documento com esta diversidade de temas e parabeniza a CTB a única Central a se legitimar com dos trabalhadores e trabalhadoras e com a onda verde ou seja mostra a busca pela unidade e somente com a unidade será possível transformações políticas.

Nivaldo Santana propôs que o encontro promovesse uma homenagem um companheiro que lutava pela preservação do Meio Ambiente, extrativista Dino de Rondônia covardemente assassinado no mês passado.

Os debates estão programados para ocorrerem nesta quinta-feira, 16/6, e também na sexta-feira, 17/6, Maria do Socorro ressaltou a importância da discussão e fomenta o debate sobre o tema tão importante nos dias de hoje, o Meio Ambiente.

Portal CTB – Secretaria do Meio Ambiente
http://portalctb.org.br/site/

Nenhum comentário: