quarta-feira, 4 de maio de 2011

Repercussão Ato PCR 03.05.2011

Noticias

4 de Maio de 2011 - 13h56

Mobilização pela instalação de parque na Mata Uchoa
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa promete realizar protestos na frente da Prefeitura do Recife todos os meses, até receber a garantia da instalação de um Parque Natural Rousinete Falcão na área da mata, localizada em Tejipió, Zona Oeste do Recife.

Acompanhados por mais de 50 pessoas, os representantes do movimento realizaram nesta terça-feira (03) ato público em frente à sede da Prefeitura do Recife. Uma comissão foi também recebida pelo secretário de Meio Ambiente da PCR, Roberto Arrais, quando entregaram abaixo-assinado solicitando a implantação do parque, com mais de cinco mil assinaturas.

"Eu gostaria de saber quais os projetos que a Prefeitura tem para preservar essa área, que deveria receber prioridade pela importância ambiental", questionou uma das coordenadoras do movimento, Luci Machado.

O movimento pede que o prefeito implante uma unidade de conservação em uma área de 192 hectares onde atualmente existe uma reserva ecológica. Por recomendação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) o local deve ser transformado em parque.

“A construção desse parque é de grande importância para a nossa cidade, pois preserva uma área verde com componentes vegetativos de três biomas, garante segurança, a não impermeabilização do solo e um micro clima diferenciado. Mais do que tudo, a construção do parque é fruto do desejo da população há 30 anos”, afirma Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento de Defesa da Mata Uchoa.

SERVIÇO:

Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa – Contatos: Luci Machado - 3251.2628 / 8637.1747; José Semente -3455.1721 / 3076.1664; Jacilda Nascimento -3251.3830 / 9965.0916; Arlindo Lima - 3251.1265 / 8622.9518; Patricia Maria - 9183.9762; Augusto Semente -3469.0598 / 9258.7195.

Fonte: site de Siqueira, com informações dos blogs.
http://www.vermelho.org.br/pe/


Video entrevista Roberto Araais e Luci Machado - Ato Prefeitura Recife cobra Parque 03.05.2011
Clique no link abaixo!
http://www.youtube.com/watch?v=xsRpD762XnY

MEIO AMBIENTE


Ato público pede proteção para Engenho Uchôa


O movimento pede implantação de uma unidade de conservação na área


Publicado em 03/05/2011, às 14h43


Do JC Online


Nesta terça-feira (3), às 9h, integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa se reuniram em frente à Prefeitura do Recife (PCR), para protestar pela implantação de uma unidade de conservação na área verde da Mata Uchôa, localizada na Zona Oeste do Recife.

Por recomendação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) o local, que atualmente é uma reserva ecológica e também uma das últimas reservas de mata atlântica, deve ser transformado em um parque urbano.

O movimento é contra esta reforma e reivindica que o local, de 192 hectares, seja conservado como Área de Proteção Ambiental (APA). No projeto, a construção do parque verde Rosinete Falcão com espaço para o desenvolvimento de pesquisas e soluções educativas para evitar a poluição e contribuir com a preservação da fauna e da flora.

O prefeito do Recife, João da Costa, que iria receber os manifestantes, não pode comparecer ao encontro na manhã desta terça. Segundo a assessoria de imprensa da PCR, ele estava em reunião e não poderia receber os representantes da comissão.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, que foi nomeado para representar a PCR, as queixas que seriam apresentadas na audiência, vão ser repassadas ao prefeito, pois a questão ambiental é prioritária na cidade.

"A Mata do Engenho Uchôa é uma área prioritária na cidade, mas a implantação de um plano de manejo prevê a desapropriação de áreas privadas e a indenização dos proprietários", disse.




PARQUE

Movimento ambiental promete protestos mensais na frente da Prefeitura
POSTADO ÀS 12:07 EM 03 DE Maio DE 2011

O Movimento em Defesa da Mata do Uchoa promete fazer protestos na frente da Prefeitura do Recife todos os meses, até receberem a garantia da instalação de um Parque Natural nas imediações de Teijipió, na Zona Oeste. Os representantes do movimento tiveram nesta terça-feira uma audiência com o secretário de meio ambiente da PCR, Roberto Arrais.

"Eu gostaria de saber quais os projetos que a Prefeitura tem para preservar essa área, que deveria receber prioridade pela importância ambiental", diz a coordenadora, Luci Machado.

O grupo, bem reduzido, permaneceu na frente da Prefeitura, durante boa parte da manhã. Eles esperavam reunir um grupo de duzentas pessoas, mas não chegaram a mais de 50 representantes.

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/pagina.php?pag=3

Blog de Jamildo



Cidades - Ciência / Meio Ambiente - Jornal do Commercio
Recife 4 de maio de 2011 - pág 8

Clique no texto para ampliar



Nenhum comentário: