quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hoje! Caruaru 154 anos

Caruaru clique no link abaixo!http://www.embratur.gov.br/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=7486®ioes=4&estados=16

Parque Ecológico Severino Montenegro comemora primeiro ano em agosto

Posted 04/08/2010 by Jornal de Caruaru in Uncategorized. Deixe um comentário

Há um ano Caruaru ganhou o Parque Ecológico Ambientalista Severino Montenegro. Localizado no terreno da antiga Sementeira Municipal Chico Mendes, o espaço ocupa uma área de quatro hectares, na Av. José Rodrigues de Jesus, no Indianópolis. Sua inauguração, no dia 21 de agosto de 2009, representou um marco na história municipal, por ser a primeira a área verde da cidade exclusivamente destinada ao lazer em contato direto com a natureza.


A desativação da antiga usina de asfalto e a descontaminação do solo foram as primeiras ações para o processo de criação do parque. Mas, a história desse importante equipamento está preservada no ‘Memorial do Asfalto’, uma das atrações do parque. A sementeira está em plena atividade, cumprindo a sua principal função de produzir mudas de espécies variadas para doação dos interessados em arborizar a cidade, a fim de promover a qualidade de vida da população.

Em pouco tempo de história, já são cerca de 400 mil visitantes ao verdadeiro oásis verde na cinzenta zona urbana de Caruaru. É mais que a população da cidade., num parque que coleciona momentos festivos, com recordes de público, nas tardes culturais do fim de semana, e nas aulas ambientais para jovens alunos das redes pública e particular da cidade e região. O parque virou ponto de encontro de amigos, lugar para um bom piquenique com a família, área de estudos, ambiente de exercício, além de ser um espaço para curtir a natureza do Agreste de Pernambuco. As vias internas são todas adaptadas para portadores de necessidades especiais, com rampas nos acessos e o inédito jardim sensorial. Nele, os deficientes visuais se direcionam pelo toque e o cheiro de espécies da flora regional.

O Projeto

Durante a elaboração do projeto houve o cuidado de reaproveitar materiais encontrados, evitando o desperdício, priorizando o uso de materiais existentes, a exemplo de troncos de árvores, transformados em mobiliário urbano, galhos mortos para a separação dos canteiros e caminhos, além das pedras, utilizadas na ornamentação do lago e dos jardins. O projeto manteve a simplicidade e rusticidade das edificações, valorizando a mão de obra e técnica construtivas locais, como a utilização do tijolo aparente, telha canal, madeira de reflorestamento e utensílios de barros. Grafiteiros do movimento hip-hop também participaram do projeto, elaborando a pintura dos muros do parque.

O projeto arquitetônico do parque contempla diversas áreas como, o lago e a cascata, contribuindo para a beleza paisagística, o anfiteatro para a apresentação dos artistas locais, o jardim das esculturas de sucata, mostrando peças artísticas criadas a partir da reutilização de materiais, uma área de convivência, através de espaço que permite o encontro familiar, orquidário e lanchonete, vinculada à Associação caruaruense dos Portadores de Deficiência (Apodec). Todas estas áreas partem de um ponto central, onde se encontra a Rosa dos Ventos.

Severino Montenegro

Filho de Seu Odilon e Dona Severina, nascido em 05 de dezembro de 1946, em Frei Miguelinho, na época distrito do município de Vertentes/PE, o ambientalista e membro do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente, Severino Montenegro da Silva, chegou a Caruaru com sua família em 1952. Iniciou os estudos no Grupo Prof. Vicente Monteiro, e mais tarde já cursado o ginasial no Colégio Municipal Álvaro Lins conhece Maria Odete, com quem casou-se e teve dois filhos. Profissionalizou-se em Contabilidade em 1968 pelo Colégio Comercial de Caruaru (Diocesano), e tornou-se bacharel em Direito em 1975, pela Faculdade de Direito de Caruaru.

Severino Montenegro sempre se preocupou com as questões ambientais, muito antes do assunto se tornar pauta mundial. Nos anos 70, adquire uma propriedade e a denomina Recanto Monte Alegre, local antes devastado e que em trinta anos de muita dedicação conseguiu transformar em uma das áreas mais arborizada e rica em biodiversidade do Agreste. Nos anos 80 criou um viveiro para produção de mudas para seus projetos de reflorestamento. Através de estudos, pesquisas e observação da natureza, Montenegro torna-se um autodidata no manejo e transformação da paisagem. Em 2001, iniciou o projeto do Condomínio Monteverde, que difere dos padrões atuais do mercado, onde prioriza a Natureza e a preservação ao Meio Ambiente abrindo caminho para um bairro ecologicamente correto.

O ambientalista, que dá nome ao parque, foi uma sugestão do Secretário de Infraestrutura e Políticas Ambientais do município, Francisco Beltrão. Montenegro ganhou notoriedade pela participação ativa em várias entidades, entre elas a ASPROMA – Associação de Protetores do Meio Ambiente e o CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa Do Meio Ambiente. Severino Montenegro é uma referência na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: