terça-feira, 25 de maio de 2010

Meio ambiente em discussão

SUAPE -

Meio ambiente em discussão

PAULO MARINHO

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, será palco do seminário Suape e o Meio Ambiente - Compromisso com o Futuro. Em meio a tantos questionamentos sobre o desenvolvimento econômico e quando a palavra sustentável é moda, o tema faz-se pertinente e bastante relevante. O evento está sob o patrocínio da Fundação Gilberto Freyre e conta com as parcerias do próprio Complexo Industrial Portuário de Suape, da Petrobras, AD Diper.

Por iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi instituído o ano de 2010 como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade. E a Fundação Gilberto Freyre tem no seu patrono o maior símbolo de luta pelo “verde”. A instituição foi criada em 1987 e o escritor Gilberto Freyre é autor do livro Nordeste, reconhecido como o primeiro tratado de ecologia humana escrito em língua portuguesa. Para compor a mesa de abertura do seminário, estão confirmadas presenças, como a do governador Eduardo Campos, de um representante do Ministério do Meio Ambiente, e de demais órgãos vinculados ao assunto.

Profissionais, técnicos, cientistas, pesquisadores, estudantes, instituições e a sociedade estarão presentes na Semana do Meio Ambiente - Suape 2010. O evento também proporcionará o intercâmbio em pesquisa, preservação, licenciamento, proteção, mitigação e boa convivência com o meio-ambiente.

São diversos os subtemas discutidos nas palestras: clima, biodiversidade e desenvolvimento humano; compensação ambiental; plano de educação ambiental; monitoramento ambiental; homem e biosfera: desafios e perspectivas; sustentabilidade ambiental; sistema de gestão ambiental; gerenciamento de riscos ambientais; ecoeficiência; atividade portuária e responsabilidade socioambiental.

Também serão discutidos os tópicos prevenção de acidentes ambientais em áreas portuárias; cultura, clima, recursos naturais e desenvolvimento sustentável; aquecimento global e manancial pesqueiro; patrimônio arqueológico no Complexo de Suape; gestão ambiental e desenvolvimento - desafios para o Brasil. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas através do endereço eletrônico www.semanadomeioambientesuape.com.br.

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-economia/570951-meio-ambiente-em-discussao

Nenhum comentário: