domingo, 14 de março de 2010

Recife e Cabo. É Tudo Pernambuco

Cabo de Santo Agostinho e Recife estão sendo ameaçados pelo projeto de um empreendimento do Consorcio Recife Energia.

Se o projeto viesse a ser concretizado, a APA Rousinete Taveira Falcão (Mata Atlântica), em Recife, seria agredida pela instalação de um a CTDR e o Cabo de Santo Agostinho seria um centro de poluição irradiada a partir de uma cogeração de eneregia.

Tanto o Recife como o Cabo de Santo Agostinho solicitaram a CPRH uma Audiência Pública.

O Recife se manifestou através do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que está completando 31 anos. No abaixo assinado que acompanha a solicitação da Audiência Pública está dito que é inceitavel uma CTDR dentro de um Parque Natural. E esse Movdimento espera que a opinião do povo recifense seja respeitada, nessa Audiência Pública, pela CPRH, pois a população tem se manifestado atravès de mobilização de rua. palestras, atos culturais e um abaixo assinado, atualmente com mais de 8.000 (oito mil) assinaturas contra esse absurdo dos absurdos.

Da sociedade civil do Cabo de Santo Agostinho quem tomou a iniciativa foi a Associação dos Moradores da Charneca e a União dos Empreendedores de Turismo - UNETUR. Sobre a unidade do Cabo de Santo Agostinho, se viesse a ser materializada, tem-se a seguinte parte do texto do RIMA, bastante elucidativo quanto aos danos que seriam causados: TRATAMENTO DE GASES E MATERIAL PARTICULADO - A principal fonte poluente do empreendimento é a unidade de Cogeração. Poderão ser liberados, no processo de combustão do CDR, componentes tóxicos como gases ácidos, dioxinas e furanos, metais e materiais particulados neutros. (Página 23)

Recife e o Cabo de Santo Agostinho como qualquer cidade do mundo merece resspeito.

APA Rousinete Taveira Falcão não é lugar de tratamento de lixo e o Cabo de Santo Agostinho não é lugar de incineração de residuos.

Mata Atlântica SIM! Lixo NÃO!

Um comentário:

PSOL CABO disse...

Gostaria de mais informe a respeito deste incinerador pois sou do Cabo e temos uma luta aqui ná questão ecologica
Podemos unir força

De uma olhada em nosso Site
http://www.portalcabo.com.br
ou envie um email
moura@portalcabo.com.br