quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PORQUE A LUTA CONTINUA

PORQUE A LUTA CONTINUA
      
A Mata do Engenho Uchoa, remanescente de Mata Atlântica, das poucas áreas verdes localizada no perímetro urbano; em seus 192ha possui os três biomas, além de Mata Atlântica, Restinga e Mangue, reconhecida pela ONU como Reserva da Biosfera Mundial. A Mata tem em seu entorno 11 bairros com mais de 270 mil habitantes, que têm o privilégio de contemplar o verde e de usufruir de um clima ameno!

Através da luta, e da mobilização popular,  a Mata do Engenho Uchoa continua de pé, recebendo apoio das  instituições que o compõem, entre elas a Escola Presidente Humberto Castelo Branco que muito tem contribuído com a luta, inclusive foi às ruas no dia 18/11/2017, realizando o seu XVIII Desfile do Movimento Ecológico. Nossa luta já  obteve importantes conquistas: Instituição de um Conselho Gestor, Plano de Manejo  ( portaria da CPRH 049/2012 ), Ampliação de 20ha,  (responsabilidade do Estado)  recategorizados como Refúgio de Vida Silvestre, para 171ha ( decreto 39.938 de 11/10/2013 ); mas o objetivo principal do Movimento ainda não foi atingido  -  a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão.

Infelizmente, não é apenas a Mata do Engenho Uchoa alvo de ameaças. O Meio Ambiente e o Planeta estão ameaçados com a ascensão ao poder de forças retrógradas haja visto a ameaça do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de retirar o seu pais do Acordo de Paris Sobre o Clima.
E no Brasil através de um golpe parlamentar, jurídico e midiático chegou ao poder um usurpador que atenta contra o povo e a soberania nacional com suas Contra Reformas e ataques à Amazônia com a publicação do Decreto de extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) e a liberação da exploração. (Decreto anulado por pressão popular).

Os participantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, Mata de grande importância para população do Recife, estão seriamente preocupados com o resultado do julgamento na Primeira Câmara de Direito Público onde os desembargadores: Ricardo Paes Barreto, Antenor Cardoso e José André deram vitória à Ação de Indenização por Desapropriação Indireta (nº 0038061-11.2002.817.0001) impetrada pelos  proprietários Mendonça Empreendimento Ltda. e o espólio de Lourival Gouveia de Melo que poderá causar um prejuízo de quase 300 milhões aos cofres públicos. Os desembargadores Jorge Américo e José Ivo votaram a favor do Munícipio e do interesse público.
O Movimento espera ver revertido esse equívoco: a usurpação do bem público; a Mata do Engenho Uchoa pertence, na verdade, ao povo recifense.

O Parque Natural Rousinete Falcão será um grande legado deixado, para nossa população.
No Governo Eduardo Campos a área foi ampliada de 20ha de sua responsabilidade para 171ha denominados: Refúgio de Vida Silvestre.
O prefeito Geraldo Júlio assumiu o compromisso com o Movimento e com a população da cidade do Recife, quando colocou no seu programa de governo a implantação do Parque!

A luta levará à vitória!

Recife precisa e merece mais um Parque      

Nenhum comentário: