domingo, 19 de novembro de 2017

21/11 Fórum Recife Participa RPA-5

Recife Participa inicia Fóruns Regionais 2017


Serão sete rodadas em cada uma das regiões do Recife, além de um seminário de Formação e um Fórum do Prezeis.

O Recife Participa, programa de participação social da Prefeitura do Recife, retoma suas atividades com um novo formato, mais ágil e dinâmico. Entre os dias 07 de novembro e 02 de dezembro, sete rodadas de escuta popular serão realizadas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade, além de um seminário e de um fórum com as representações do Prezeis. O primeiro Fórum será realizado na próxima terça-feira (07/11), a partir das 18h, no Compaz Eduardo Campos, na Avenida Aníbal Benévolo, S/N, no Alto Santa Terezinha, ao lado da Academia da Cidade. As discussões serão direcionadas às questões da população residente na RPA 2.
O segundo fórum será realizado no dia 08 de novembro, no Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, Nº 3.259, em Casa Amarela. Os fóruns regionais são oportunidades para que a população participe diretamente, ou através do seus representantes, apresentando, propondo, sugerindo e avaliando, diretamente aos dirigentes da Prefeitura do Recife, projetos, programas, ações ou serviços que beneficiem as comunidades. Os debates serão registrados em vídeo e as demandas levantadas serão computadas pela equipe da Secretaria de Governo e Participação Social.
Nesse novo formato do Recife Participa, os Fóruns são abrangentes, abertos para a discussão de todos os segmentos que envolvem o processo administrativo da cidade. Serão abordados temas relativos a Infraestrutura, Saúde, Educação, Mobilidade e Controle Urbano, Defesa Civil, Saneamento, Habitação, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana, Meio Ambiente, Cultura, Lazer e Esportes. Os secretários de todas as pastas envolvidas participam em todos os Fóruns, escutando as demandas e propostas e também apresentando relatórios sobre os investimentos em todas as RPA´s.
Para o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, o programa Recife Participa volta com um formato que permite mais agilidade nas tomadas de decisões, com foco no melhor aproveitamento dos recursos financeiros e humanos e no desenvolvimento da cidade. "Mesmo em um ano difícil, conseguimos destinar obras e serviços para toda a cidade, atendendo demandas antigas e com um olhar diferenciado para cada bairro e aquelas comunidades do entorno", disse.
HISTÓRICO - Em 2013, a Prefeitura do Recife lançou o seu novo modelo de Participação Social, denominado de Recife Participa, que chegou com o objetivo de ampliar e qualificar a gestão participativa e o controle social no Recife. A primeira atividade do programa foi convocar a sociedade para o Seminário Recife Participa, em julho do ano passado. Na ocasião, mais de duas mil pessoas discutiram com todo o secretariado os assuntos da cidade, em mesas temáticas. As demandas discutidas no Seminário do Recife Participa foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e no Plano Plurianual 2014-2017, ambos aprovados pela Câmara Municipal do Recife.
A etapa seguinte foi a instalação dos Fóruns Microrregionais e Conselhos Regionais. Os Fóruns e Conselhos são as instâncias permanentes de participação popular previstas no Recife Participa. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, percorreu as 18 Micorregiões Político-Administrativas da cidade para eleger através de votação direta os coordenadores dos Fóruns e os Conselheiros Regionais do Recife Participa. Nesta rodada, também foram eleitos os temas prioritários para cada Microrregião, que serão discutidos com a presença dos secretários de cada pasta, nas plenárias dos Fóruns Microrregionais. Mais de 14 mil pessoas participaram deste processo.
RPA-5
21/11/2017 (terça-feira)
18h
Campo do Floresta
Rua Guiragibe S/N Barro

Fonte: Site Prefeitura da Cidade do Recife

Nenhum comentário: