quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Recife homenageia o paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx

Recife homenageia o paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx  

Uma série de atividades vai marcar a Semana Burle Marx no Recife. Criado a partir de projeto de lei apresentado em 2009 pelo então vereador e atual vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o evento, que homenageia o arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, se estenderá até o final do mês. Apesar de ter nascido em São Paulo, Burle Marx era filho de uma recifense e suas intervenções paisagísticas embelezam até hoje vários espaços públicos e privados da capital de Pernambuco.


Irandi Souza/PCR
Alunos de escolas municipais assistem peça teatral inspirada nas obras de Burle Marx Alunos de escolas municipais assistem peça teatral inspirada nas obras de Burle Marx 
A programação teve início nesta quarta-feira (4) com o corte do bolo comemorativo à passagem do 106º aniversário de nascimento do artista, seguido de apresentação da peça Baú Encantado de Burle Marx, com a Turminha Mangue e Tal, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Oeste do Recife. Na ocasião, cerca de 60 alunos de escolas municipais acompanharam a encenação.

Instituída pela Lei Municipal n º 17.571/2009, a semana contará ainda com atividades culturais como peças teatrais, exposições, palestras e oficinas. No dia 15 de agosto, será realizado passeio, que percorrerá as praças do Arsenal; República; Farias Neves; Euclides da Cunha e Derby, todas com paisagismos idealizados por Burle Marx, seguido de visitação à exposição de trabalhos do também artista plástico.

No dia 19 de agosto, a Banda Sinfônica do Recife homenageará Burle Marx com apresentação no Teatro Santa Isabel. Também previstas apresentações culturais sobre educação ambiental em praças projetadas pelo arquiteto. A programação se estenderá até o fim do mês.

Jardins tombados

Em junho passado, seis dos sete jardins públicos criados por Burle Marx ainda existentes no Recife foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento foi solicitado em 2008 pelo Laboratório de Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Pernambuco (UFPE), com a colaboração do Committee on Historical Gardens and Cultural Landscapes e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). As praças no Recife são os mais antigos equipamentos públicos do Brasil projetados pelo paisagista.

“Burle Marx trabalhou como diretor de obras da Prefeitura do Recife na década de 1930. Então, hoje temos um grande acervo dele na capital. Essa semana traz uma reflexão para que todas as pessoas possam cuidar dos espaços que ele deixou”, comentou Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade.

A organização dos eventos ficou a cargo do Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura do Recife e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Laboratório da Paisagem da UFPE, Conselho dos Arquitetos do Brasil (CAU-PE), Iphan, Fundarpe, Gabinete do Vice-Prefeito do Recife, entre outros.

Audicéa Rodrigues
Do Recife


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada Pernambuco

Nenhum comentário: