domingo, 14 de junho de 2015

Seis jardins públicos do Recife foram tombados

Tombamento de seis jardins de Burle Marx é comemorado no Recife

Seis jardins públicos do Recife planejados pelo arquiteto e paisagista Burle Marx foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quinta-feira (11) durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília (DF).


Ascom/Iphan
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural vota pelo tombamento dos jardins recifensesConselho Consultivo do Patrimônio Cultural vota pelo tombamento dos jardins recifenses
 'É um dia histórico", comemorou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, que acompanhou a reunião juntamente com a arquiteta Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório da Paisagem, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

Segundo Cida Pedrosa, a Prefeitura do Recife vai publicar um decreto no dia 4 de agosto, data de aniversário de nascimento de Burle Marx, transformando em jardins históricos todas as praças projetadas pelo paisagista na cidade. "É uma ação prevista no Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup). Estamos concluindo o levantamento das praças projetadas por Burle Marx no Recife, no total de 39 espaços, necessário para elaborar o decreto", destacou a secretária.

A deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em mensagem, parabenizou o laboratório da Paisagem, o Conselho Consultivo e a secretária Cida Pedrosa e a Prefeitura do Recife.

"Parabéns, por todo o cuidado e empenho em valorizar a maestria do paisagismo dos Jardins de Burle Marx, e pelo desenvolvimento de políticas e ações afirmativas no sentido de observar o meio ambiente como parte da bela história de um povo que vem sendo contada pela ação do tempo e pela ação humana e como tal merece ser preservada e ofertada às próximas gerações", disse.

Educação e arte

Os jardins tombados estão localizados nas Praças Euclides da Cunha; Casa Forte; Derby; Farias Neves; Ministro Salgado Filho; e da República, incluindo os jardins do Palácio do Campo das Princesas. Elas trazem em comum a característica inovadora do artista que utilizou o tripé higiene, educação e arte, no qual a vegetação é o elemento principal.

A solicitação de tombamento dos seis jardins públicos foi apresentada pelo Laboratório da Paisagem em 2008, com o com o apoio do “Comittee on Historical Gardens and Cultural Landscapes” e da “Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas” (ABAP).

Os principais argumentos que justificaram e embasaram a proposta de tombamento nacional do conjunto de bens estão relacionados à importância do paisagista Roberto Burle Marx como um dos principais expoentes do movimento modernista no Brasil e no exterior, às qualidades estéticas e paisagísticas de sua obra, e a sua influência sobre o paisagismo brasileiro.

Semana Burle Marx

Instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de iniciativa do então vereador do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), a Semana Burle Max é festejada em agosto de cada ano, como forma de divulgar o patrimônio histórico-cultural deixado pelo paisagista na cidade. Ao todo, há no município mais de 40 jardins, entre públicos e privados, projetados por ele e reconhecidos mundialmente como um legado.

Audicéa Rodrigues, com informações do Iphan
Do Recife


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: