quarta-feira, 10 de junho de 2015

A luta continua! Dia mundial do meio ambiente

Luci Machado luta há 35 anos pela preservação da Mata do Engenho Uchoa

Coordenadora do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, Luci formou uma força-tarefa para fiscalizar a área verde e denunciar desmatamentos, queimadas e construções irregulares.



"A vizinhança ajuda muito, até hoje ligam dizendo que tem caminhão colocando lixo, por exemplo", conta a professora aposentada.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

A luta pela preservação da mata do Engenho Uchoa, na Zona Oeste do Recife, pode ter um final feliz com a instalação de um parque ocupando 171 hectares na região ainda este ano. O projeto, que já foi batizado de Parque Natural Rosinete Falcão, é resultado de 35 anos de esforços da professora aposentada Luci Machado, 74, e dos integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. Coordenados por Luci, moradores de 11 bairros margeados pelo remanescente de Mata Atlântica formaram uma força-tarefa para fiscalizar a área verde e denunciar desmatamentos, queimadas e construções irregulares.

Tudo começou com a derrubada de árvores para as obras da estação de metrô do Barro. Logo depois, a área foi ameaçada com a construção de um privê de luxo. "Somos privilegiados por morar aqui, o clima é diferente, reunimos um grupo de cinco moradores e começamos a lutar contra os projetos que ameaçavam a mata", lembra Luci Machado. Pressionando a Câmara dos Vereadores do Recife, os amigos também conseguiram barrar a instalação de um conjunto habitacional popular, mas as depredações e queimadas continuavam. "Era muito frequente, aproveitavam os feriados prolongados e festas de fim de ano. A gente não tinha sossego, a cada queimada, nos reuniamos para tomar ânimo na luta". 

Os grandes aliados do Grupo de Amigos da Mata do Engenho Uchoa foram os moradores dos bairros vizinhos. Luci ressalta que as comunidades ligavam para ela, alertando que a mata estava queimando. "A vizinhança ajuda muito, até hoje ligam dizendo que tem caminhão colocando lixo, por exemplo", continua a aposentada. Em 1996, um decreto municipal classificou o local como Área de Proteção Ambiental (APA), mesmo assim, no final da gestão do prefeito João Paulo, uma parte do terreno foi vendida para a construção de uma usina de tratamento de lixo que devia ser erguida em abril de 2010. Dividida em duas partes, a usina também iria se instalar no Cabo de Santo Agostinho. "Nos unimos com os movimentos sociais do Cabo e no final do governo João da Costa ele cancelou a obra", conta Luci.


A coordenadora do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa contabiliza os avanços nos últimos cinco anos. Em 2013, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) conceberam o Plano de Manejo da área, que estabelece o que pode e o que não pode ser feito no refúgio e estabelece regras para garantir a proteção do lugar. O grupo de cinco amigos engajados cresceu e hoje reúne mais de 100 entidados entre sindicatos, associações de moradores, igrejas, movimentos culturais. Além disso, a instalação do Parque Natural Rosinete Falcão está no programa de governo do prefeito Geraldo Júlio. "O próximo passo é uma audiência com o Estado e com a Prefeitura, para questionar o encaminhamento para o parque sair este ano", ressalta Luci Machado. O nome de projeto é uma homenagem a uma das mulheres que iniciou a luta em defesa da Mata e morreu em 2007.

"O parque vai ser um legado deixado para a posteoridade, mas a importância maior é ter crianças e jovens se envolvendo na luta pelo meio ambiente", diz Luci, se referindo às aulas de educação ambiental que conscientizam as crianças das sete escolas do bairro do Barro, na Zona Oeste da cidade. "A gente passa, alguns companheiros que iniciaram a luta com a gente já morreram e o nosso dia também vai chegar. Os jovens é que têm que se apropriar dessa luta, saber qual a importância de uma mata, para que ela serve, todos os beneficios que ela nos dá, desde o início nosso foco foi esse", finaliza. 

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário: