sábado, 20 de outubro de 2012

Em Ipojuca, audiência pública discute Central de Tratamento de Resíduos

Em Ipojuca, audiência pública discute Central de Tratamento de Resíduos


POSTADO ÀS 17:49 EM 19 DE Outubro DE 2012

Na próxima terça-feira (23), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza audiência pública sobre a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Ipojuca. O evento acontece às 9h30 no Clube Municipal, na Rua da Subida, s/nº, no Centro. O objetivo é apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da CTR, que já está disponível para consultas no site da Agência (www.cprh.pe.gov.br). Na oportunidade, os participantes poderão esclarecer dúvidas e fazer sugestões a respeito do empreendimento.

Atualmente, a coleta de resíduos sólidos no município é executada por empresa privada contratada pela prefeitura através de licitação pública. Não existe coleta seletiva e a disposição final desses resíduos é no lixão do engenho Caetés, próximo ao balneário de porto de Galinhas. Além disso, a área onde está instalado é cercada de mangue e alagados, sendo desaconselhável sua ampliação. Já a coleta e disposição final dos resíduos industriais não são feitas pela prefeitura.

Uma Central de Tratamento de Resíduos é onde resíduos urbanos e industriais são tratados de modo adequado para não causar danos ao meio ambiente, nem à saúde da população da área afetada pelo empreendimento. No caso da CTR Ipojuca, que tem como empreendedor a Ecopesa, empresa com experiência na implantação e operação de Aterros Sanitários, o objetivo é atender às demandas do referido município na disposição dos seus resíduos sólidos urbanos, bem como às indústrias localizadas no Complexo de Suape.

A implantação de uma CTR no município de Ipojuca vem ao encontro da Lei 12.305/2010 - que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece o ano de 2014 como limite temporal para a eliminação de lixões e a consequente disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Baseia-se na premissa da operação adequada do empreendimento durante toda sua vida útil (20 anos) com estrito controle e monitoramento de todas as atividades do mesmo através dos Planos Básicos Ambientais. A área selecionada para abrigar a CTR Ipojuca está localizada em terras do engenho Arimbi, a 1,5 Km da PE-060 no sentido Pernambuco-Alagoas, ocupando um total de 70,43 hectares.
Fonte: BLOG DE Jamildo
____________________________________________________

Abaixo link: Rima CTR - Ipojuca
http://www.cprh.pe.gov.br/downloads/rima_ctr_ipojuca_completo.pdf

Abaixo link: Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistente - POPs 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5472.htm

Abaixo link: INCINERAÇÃO DO LIXO MUNICIPAL - UMA SOLUÇÃO POBRE PARA O SÉCULO 21
http://noalaincineracion.org/wp-content/uploads/INCINERA%C3%87%C3%83O-DO-LIXO-MUNICIPAL-5.pdf

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Nenhum comentário: