terça-feira, 9 de outubro de 2012

CPRH promove encerramento da 2ª Edição do Projeto Mata Atlântica - Estudo, conheço, quero bem!

CPRH promove encerramento da 2ª Edição do Projeto Mata Atlântica - Estudo, conheço, quero bem!




No último mês de setembro, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoveu o encerramento da 2ª Edição do Projeto de Educação Ambiental "Mata Atlântica - Estudo, conheço, quero bem!". O evento foi realizado na Escola Municipal Dr. João Lopes, localizada no entorno do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Gurjaú, da CPRH, no município do Cabo de Santo Agostinho. Estiveram presentes cerca de 500 pessoas, entre alunos, pais, professores, direção e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

O principal objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento de uma postura preservacionista da comunidade do RVS Gurjaú e de seu entorno, em relação à referida Unidade de Conservação. Por isso, todas as atividades ressaltaram os potenciais biológicos e os recursos naturais do Refúgio. A idéia é, no próximo ano, ampliar o projeto para unidades de ensino dos municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes.

O evento contou com uma programação variada, incluído apresentação do coral infantil da escola, contação de história, musical com o tema "Proteja os animais da Mata Atlântica", apresentação de painéis, mapa e maquete, literatura de Cordel, jogo ecológico, teatro de fantoches, paródia musical, jogral e até mesmo a simulação de uma Audiência Pública, tudo relacionado ao bioma Mata Atlântica. Houve ainda um plantio de mudas das espécies Ipê-roxo e Ipê-amarelo, feito pelos próprios alunos.

Segundo a gestora da escola, Rilzamira Ferraz, pelo êxito alcançado, o projeto foi inserido na programação da escola. Já a chefe do Núcleo de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Deodata Neri, que participou do evento, salientou a importância do projeto trabalhar os instrumentos de gestão democrática para o meio ambiente, como Conselho Gestor de Unidades de Conservação (UCs) e a simulação da audiência pública, realizada pelos alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, aos quais ela convidou para replicar a simulação em um evento da Prefeitura que ocorrerá no final do ano. Além disso, ela enfatizou a importância da parceria da CPRH com a comunidade escolar.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NCSEA
AGÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - CPRH

Nenhum comentário: