quinta-feira, 28 de junho de 2012

MMA encerra com música a Rio+20

Paulo de Araújo/MMA MMA encerra com música a Rio+20

"Não precisamos esperar o futuro, temos que fazer agora e temos que fazer com eles", disse a ministra Izabella Teixeira.

Alethea Muniz (*)

O encerramento das atividades do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) foi marcado pela música clássica. Sob a regência do maestro João Carlos Martins, a Orquestra Filarmônica Bachiana e a Orquestra de Vozes Meninos do Rio apresentaram o concerto Quero o meu Futuro, na noite de sexta-feira (22/06), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O maestro abriu a noite ao piano, instrumento que toca desde os oito anos, e encerrou com a peça Cantata Rio+20, produzida especialmente em homenagem à conferência, que reuniu representantes de 193 países no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho. "Essa foi uma conferência de partida e não de chegada, e a música mostra isso", disse a ministra do Meio Ambiente, IzabellaTeixeira.

CLÁSSICOS

O concerto, transmitido ao vivo pela TV NBR, executou ainda clássicos de J. Brahms (Dança Húngara, 04) e de Johann Sebastian Bach (Jesus Alegria dos Homens). Diante do Coro de Vozes formado por 100 meninos e meninas, a ministra destacou a importância dos jovens no processo de desenvolvimento sustentável. Lembrou que somente no Brasil 49 milhões de brasileiros têm menos de 19 anos.

"Não precisamos esperar o futuro, temos que fazer agora e temos que fazer com eles", enfatizou a ministra, que no mesmo dia esteve com a apresentadora de TV Xuxa Meneghel em evento que mobilizou crianças de todo ao país em torno das questões socioambientais.

PALCO DE DEBATES

O Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, foi importante centro de discussões da agenda ambiental para a Rio+20. De 11 a 14 de junho, sediou oito debates realizados pelo Ministério do Meio Ambiente. Temas como florestas do século XXI, resíduos sólidos, produção e consumo sustentável, empreendedorismo verde, sustentabilidade financeira, unidades de conservação e participação da juventude nesse processo estiveram na pauta das discussões.

Os debates também ocorreram durante todo período no Parque dos Atletas, centro de atividades paralelas ao evento oficial da ONU, organizado pelo governo brasileiro na Barra da Tijuca. Todas as secretarias do Ministério do Meio Ambiente levaram temas relevantes para o debate com especialistas e sociedade civil.

Na Rio+20, a agenda ambiental também se aproximou das atividades culturais. Além do concerto Quero meu Futuro, patrocinado pela Wolksvagen e pela CCR, duas exposições foram realizadas pelo Ministério do Meio Ambiente, sempre com foco nas questões socioambientais. A videoinstalação Brasil Cerrado, do artista goiano Siron Franco, levou ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro as singularidades do segundo maior bioma do país, o cerrado, que ocupa 24% do território nacional.

Já no Aterro do Flamengo, Vik Muniz, o artista que transforma lixo em arte, criou a obra Paisagem, inspirada na Baía de Guanabara com a ajuda do lixo reciclado doado pelo público.

(*) Também participaram da cobertura da Rio+20 Lucas Tolentino, Camilla Valadares, Sophia Gebrim, Letícia Verdi, Luciene de Assis, Rafaela Ribeiro, Melissa Silva, Paulenir Constâncio (textos) e Paulo de Araújo (fotos).

Nenhum comentário: