segunda-feira, 19 de março de 2012

Bertotti destaca vocação científica e tecnológica do Parque do Jiquiá


O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, destacou na manhã desta sexta-feira (16) a importância e o significado da iniciativa do prefeito João da Costa de dotar a área do Parque do Jiquiá, localizada no coração de vários bairros da zona Oeste do Recife, com equipamentos públicos de qualidade e de acentuada vocação científica e tecnológica. Ele participou da solenidade de assinatura de convênios e ordem de serviço para recuperação do espaço.
Bertotti_parque_do_jiquia
José Bertott e o prefeito João da Costa. Foto: Fernando Silva/PCR


“O Parque do Jiquiá pela importância histórica que tem, pela importância da torre de atracação, que já foi estabilizada e agora será totalmente restaurada, vai ser objeto de pesquisa arqueológica para resgatar o que significou ter no Recife um campo de atracação do Zeppelin e do Hindenburg ainda na década de 1930”, disse Bertotti.


Ele lembrou que a primeira vez que o Zeppelin partiu da Europa rumo à América, foi no Recife que ele aportou, não só pela localização geográfica, porque havia condições técnicas de fazer a atracação, de fazer manutenção, mas também porque a cidade podia recepcionar esse grande equipamento.

torre_jiqui
Torre de atracação. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


“Vale ressaltar que esta é única torre de atracação de dirigíveis que sobrou no mundo. Na Europa existe o Museu do Zeppelin, que conta a história e tem foto desta torre, mas não tem esta torre. Isso permite também que se faça a ponte entre a história do Recife e a história de sua relação com os diversos países, com diversos pólos e aqui nós temos uma fonte de cultura e tecnologia”, ressaltou o secretário de C&T do Recife.


Segundo ainda Bertotti, dentro da destinação científica e cultural do Parque do Jiquiá está incluída a realização de projeto básico e executivo que pode ser conferido no quiosque ali instalado, sendo possível identificar o que está contratado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e com o Governo do Estado para construir o Planetário de Pernambuco.


“Recife construiu o primeiro observatório astronômico das Américas ainda em 1633, mas posteriormente não tivemos a oportunidade de divulgar e de polir essa cultura da astronomia na cidade. O planetário é, portanto, um equipamento muito importante e, juntamente com o Museu da Ciência que vai ser também instalado, será um equipamento didático para usufruto de nossas escolas municipais e para o ensino da ciência. Além disso, implantaremos diversos equipamentos de lazer também com essa vocação para a ciência e a tecnologia”, explicou.


Importância dos apoios



O secretário de C&T da Prefeitura do Recife fez questão de destacar o papel da bancada de parlamentares de Pernambuco para a realização do projeto. “Temos o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Pedro Eugênio (PT), que se destacaram como interlocutores no Congresso Nacional para a liberação dos recursos. Temos também o deputado federal Roberto Teixeira (PP), que teve também um papel importante, bem como a secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti, que implementará uma praça de esportes no parque com recursos do Ministério do Esporte”, registrou Bertotti. Ele destacou ainda a participação do ex-secretário estadual de Esportes, George Braga (PCdoB), que deu início ao processo de implantação da praça de esportes no local.

george_no_parque_do_jiquia
Secretária Ana Cavalcanti e o ex-secretário George Braga. Foto: Secretaria de Esportes



José Betottti lembrou ainda o processo de construção do projeto de recuperação do parque. “Nós viemos trabalhando com essa ação desde a primeira conversa que o prefeito João da Costa (PT) e a deputada Luciana Santos (PCdoB) tiveram com o então ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (2005-2010), que deu apoio para que nós pudéssemos iniciar as ações de consolidação do parque”.


Unidade política



Ele destacou também a importância da unidade das forças políticas que dão sustentação aos governos do prefeito João da Costa, Eduardo Campos e Dilma Rousseff. “Para mim e o PCdoB, juntamente com Luciano Siqueira, essa ação tem um significado muito importante. Temos a consciência de que a unidade das nossas forças é que dá sustentação a esses governos e permitem que nós façamos as transformações que estamos vivendo aqui hoje e no Estado de Pernambuco. Esse é um traço muito característico que temos identificado: o diferenciamento das políticas públicas implementadas, que estão traduzidas nas ações do governo e nesta atividade que realizamos aqui com a população e a academia presentes”.


Uma vocação que nasce



Em seu pronunciamento, Bertotti afirmou ainda que as ações do governo João da Costa no Parque do Jiquiá se juntam a outras ações da gestão municipal na área de ciência e tecnologia, “identificando o Recife com sua verdadeira vocação, que é muito forte na área de serviços e na área de comércio, mas tem pólos tecnológicos consolidados, inclusive na área de Tecnologia da Informação, como o Porto Digital que amplia suas atividades agora para a economia criativa, além do parque tecnológico de eletro e eletrônicos”.


Para o secretário municipal de C&T, “temos ainda a demanda de construir no Recife outros parques tecnológicos e de consolidar mais essa vocação da cidade, pois não é possível que tenhamos uma cidade com vocação tecnológica e não possamos nos aproximar da população do Recife com ações de divulgação científica, com ações que ampliem a participação popular no desenvolvimento científico da cidade”.


“A responsabilidade do prefeito João da Costa e nossa, como membro de sua administração, com todos esses parceiros que estão aqui é fazer com que as coisas avancem e fazer com que possamos aqui construir de fato um elo com a população. O parque é uma área de lazer, mas que também proporciona uma visão do desenvolvimento progressista com ciência e tecnologia, com inovação na nossa cidade”, concluiu.

Fonte: site deputado Luciano Siqueira
16 de Março de 2012

Nenhum comentário: