terça-feira, 29 de novembro de 2011

Movimento prestigia certificação

A noite do dia 24 / 11 2011 , dia do rio, cumpriu o papel de ínvolucro de momentos dedicados ao coroamento de esforços dedicados à preservação do meio ambiente. O palco foi o Iate Clube do Recife.

O Centro Escola Mangue, vivenciando o projeto ÁGUA TAMBÉM É MAR, celebrou a certificação  de 80 agentes do estuário Capibaribe. Receberam certificado viveiristas de mangue e agentes ambientalistas. A solenidade foi coordenada por Luciana e três estudantes de cada turma foram sorteados para receberem o certificado em nome das mesmas.


Os convidados tiveram suas presenças registradas com o recebimento do Prêmio Escola Mangue ( uma pequenina placa sustentando uma planta estilizada ). Entre esses convidados estavam Edmar Neto, José Semente, Marcos Antônio Araújo e Augusto Semente, representando o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

Como não poderia deixar de ser, o evento foi abrilhantado pela Banda Vote! O que é isso? e o maracatu Estrela do Mar. Grupos culturais constituído por valores da nossa cidade, valores recifenses.

Salve a Escola Mangue, o meio ambiente, a arte e a luta!


Centro Escola Mangue

Dia do Rio 2011

No dia 24 de Novembro, reunimos 50 jovens participantes do Projeto Água Também é Mar para uma trilha de catamarã em comemoração ao dia do rio.  Seguindo o mesmo caminho, sete baiteras guiadas por pescadores artesanais  exibiam faixas com mensagens sobre o Capibaribe.

O trajeto teve partida no píer junto a Associação de Pescadores, em Brasília Teimosa, passando pelo Palácio do Campo das Princesas, fincando parada de 30 minutos entre as pontes Duarte Coelho e Boa Vista. Quem animou a tarde foi A banda Vote! o que é isso? e o batuque do Maracatu Estrela do Mar.

” Depois de tudo que aprendemos, fico muito triste em ver essas bocas de esgoto caindo para dentro do rio. Temos que encontrar outros caminhos, pois, além de uma bela paisagem, o rio guarda história, pode servir como rota para transporte público, sem falar no preservação da biodiversidade e do sustento de várias famílias” menciona a estudante Jéssica dos Prazeres.

Formação - O passeio faz parte da certificação dos 80 agentes do estuário do Capibaribe que, à noite, receberam os certificados e continuaram atuando com o processo de conscientização ambiental e   produção de mudas-mangue.

A ação faz parte das atividades de educação e capacitação dos atores sociais locais do projeto Água Também é Mar que promove a conservação das áreas estuarinas a partir do envolvimento com as comunidades locais dos rios Capibaribe, Goiana, Una e Ipojuca.

Nenhum comentário: