domingo, 12 de setembro de 2010

COMAM ELEGE NOVOS CONSELHEIROS

Secretaria de Meio Ambiente

COMAM ELEGE NOVOS CONSELHEIROS

17:00 Terça-feira, 31 de Agosto de 2010


A data de posse dos conselheiros e a nomeação ainda será marcada, mas todo o processo será concluído até o final de setembro

Por Jamille Coelho

FOTOS: Ivanildo Franscisco













Comam elegeu, nesta terça-feira (31), novos conselheiros













Eleição aconteceu na Igreja Matriz de Casa Forte

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) elegeu, nesta terça-feira (31), seus novos integrantes para o biênio 2010/2012. Ao todo, serão 20 representantes da sociedade civil e da administração municipal que ficarão responsáveis por deliberar, fiscalizar e discutir a criação de políticas públicas voltadas à preservação e conscientização ambiental. A eleição aconteceu das 8h30 às 14h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Casa Forte.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais, dos 20 representantes, dez foram escolhidos por votação (Confira abaixo o nome das entidades eleitas). Os demais membros serão indicados pela Prefeitura do Recife. O pleito contou com 16 representantes de quatro segmentos, sendo eles: Universidades e Conselho de Fiscalização Profissional; Organizações Não-Governamentais (ONGs); setor empresarial; e entidades gerais do movimento popular. Cada entidade fez o credenciamento de seus delegados e cada um deles votou para eleger os representantes.

“É fundamental o processo democrático porque há uma participação da sociedade e do governo no sentido de dialogar e discutir os problemas ambientais. Além disso, é papel do Comam fiscalizar e propor ações, atividades e projetos voltados para beneficiar o meio ambiente”, explicou o secretário Roberto Arrais. A data de posse dos conselheiros e a nomeação ainda será marcada, mas todo o processo, segundo o secretário, será concluído até o final de setembro.

Para a presidente da Federação Estadual e Metropolitana dos Bairros de Pernambuco (Femepe), Adeílza de Souza, o Conselho é muito importante porque, a cada dia, as pessoas devem se preocupar ainda mais com as condições ambientais. “Já somos membros do Comam e atuamos, entre tantas coisas, na conscientização e sensibilização da sociedade. Se não nos preocuparmos com isso, não conseguiremos viver bem no futuro”, declarou.

Segundo a professora do curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aldemir Dantas, o Comam é muito importante para a Universidade porque as instituições de ensino federal e federal rural estão presentes nas temáticas discutidas com a entidade municipal. “É necessária uma conscientização mais abrangente, o que é muito visto no meio acadêmico. A Universidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Comam, desenvolve muito bem este trabalho”, disse a professora.

Confira a relação das entidades:

ONGs ambientalistas
01. Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (Apeef)
02. Fase
03. SOS 4 patas
04. Universidade Livre do Meio Ambiente do Nordeste (Unieco)

Movimento Popular
05. Uiala Mukaji - Sociedade de Mulheres Negras
06. FIJ

Universidades
07. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
08. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE)

Setor empresarial
09. DSHT
10. Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE)

http://www.recife.pe.gov.br/2010/08/31/comam_elege_novos_conselheiros_173364.php

Nenhum comentário: