terça-feira, 26 de março de 2019

Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa comemora 40 anos com lançamento de filme e um conjunto de ações ao longo do ano



Meio ambiente, debate, cinema e educação. Amanhã, dia 27, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa em conjunto com o Movimento Ecológico da Escola Estadual Humberto Castello Branco promovem uma programação voltada para alertar sobre a preservação das matas urbanas, bem como os desafios da participação popular e a co-gestão pública através dos conselhos.

Para celebrar os 40 anos do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa e o XIX Movimento Ecológico, moradores, estudantes, professores e ativistas irão discutir a partir do tema “Fraternidade e Políticas Públicas” na escola estadual Humberto Castelo Branco a partir das 19h, caminhos para ampliar a preservação desta Mata.

As atividades começam com o lançamento do filme “Uchôa, a Mata Pulsante” (Recife, 17 min, colorido), dirigido por Tiago Delácio e produzido pela A Saga Audiovisual / Partilha Filmes, o documentário aborda as características ambientais, econômicas, sociais e culturais desta Unidades de Conservação do Estado, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação. Na sequência acontecerá um debate sobre a importância do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Engenho Uchôa que está localizada num remanescente da Mata Atlântica que circunda onze bairros, entre eles Ibura, Caçote, Areias, Bairro e Tejipió.

O documentário “Uchôa, a Mata Pulsante” foi produzido com recursos da compensação ambiental a partir do Edital 01/2016, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Após o lançamento, o filme com cópias legendadas e com áudio-descrição será enviado para salas de exibição do Estado e nas próprias UCs, dentro de ações voltadas para a Educação Ambiental, além de terem cópias distribuídas em escolas e bibliotecas.

Serviço:
- Celebração dos 40 anos do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa e do XIX Movimento Ecológico
Lançamento do filme “Uchôa, a Mata Pulsante”
Local: escola estadual Humberto Castello Branco
Hora: 19h
Entrada Gratuita

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 98599.1442
José Semente - 98769.3475
Jacilda Nascimento - 99965.0916
Arlindo Lima - 98622.9518
Patricia Maria - 99183.9762
Augusto Semente - 99258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Nenhum comentário: