segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

HISTORIA DE VIDA DA COMPANHEIRA MARLENE BEZERRA DA SILVA (LENA)

HISTORIA DE VIDA DA COMPANHEIRA MARLENE BEZERRA DA SILVA (LENA)

A história da companheira Lena se confunde com a luta, não apenas da Vila de Chico Mendes, mas com as lutas sociais, ecológicas e politicas da nossa sociedade.



A Vila de Chico Mendes, nasce em 1991, oriunda da luta por moradia, por melhores condições de vida, por dignidade.

A Comunidade é merecedora  do nome recebido – Chico Mendes, líder seringueiro, sindicalista, ambientalista; assassinado há 30 anos porque lutava em defesa da Floresta Amazônica, pelo direito de posse das terras para os trabalhadores.



Lena chega à Comunidade em 1996, com a família, o esposo Odálio Bezerra da Silva e seus dois filhos. Em 1993, mesmo antes de habitá-la, se engajou em todas as atividades que tivessem o objetivo de garantir o espaço e criar condições de vida digna para seus habitantes.



Foi Secretária, Vice-Presidente e Presidente, durante dois mandatos da Associação de Moradores da Vila de Chico Mendes.

Muitos foram os avanços obtidos, graças aos esforços dessa mulher guerreira, forte, lutadora e graças a contribuição de companheiras e companheiros tão aguerridos quanto ela, e também com o apoio do seu companheiro Sr. Odálio, merecidamente homenageado em 2018 pela Escola Chico Mendes, de cuja  Biblioteca ele é o Patrono. Infelizmente, já falecido, coube a Lena receber a homenagem.



Ela, Lena, também foi homenageada nesse mesmo ano, 2018.

Em 12/12, no Galetus, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, fez sua Confraternização, nessa noite foi lido, em forma de jogral, o Poema a ela dedicado, enaltecendo seu trabalho, sua contribuição valiosa aos movimentos e em particular sua luta em prol da Vila de Chico Mendes.

LUTA PLENA
José Semente

Lena e Chico Mendes
Chico Mendes e Lena
Lena de Chico Mendes
É possível separar
A pessoa do lugar?!
Lena na luta
A luta com Lena
Disse não ao sistema
Onde o ser humano
Oprime outros
E da luta participou
Não fraquejou
Até o fim lutou
Viveu os últimos dias
Na comunidade
Que com sua participação
Muita luta e organização
Foi construída
Lena e Chico Mendes
Chico Mendes e Lena
Lena de Chico Mendes
É possível separar
Da pessoa o lugar?!
Não mais entre nós
Está
Mas quem com ela
Conviveu
Em cada momento politico
Daqui pra frente
Vai vê-la firme
Escutando conversando
Caminhando
Ou panfletando

Vale enumerar algumas das conquista dessa Comunidade:

Projeto Filadelfia – Construção de algumas casas. (Parceria com Prezeis); Construção da Creche – Prezeis e “NUAMPE (Núcleo de Apoio à Comunidade);Emprego para Moradores – Atividade de Lazer (Apoio Politico); Emissão de Documentos – Certidão de Batismo, Certidão de Casamento, Casamento Comunitário. (Convenio com Cartórios); Banco do Povo – (Programa do Governo); Cursos de Culinária – Bolo, Pão, Licor. (Programa Mil Mulheres); Emprego para Jovens – (Projeto Agente Celpe); Programa Bolsa Família; Entretenimento para Crianças e Jovens – Parque de Diversão; Fundação da Escola Chico Mendes – (Apoio do Prezeis e do Orçamento Participativo); Drenagem e Pavimentação das Ruas; Serviços Disponibilizados pela EMLURBE – Limpeza das Ruas, Troca das Lâmpadas, Sinalizações das Ruas (Placas).

As Ruas da Comunidade Vila de Chico Mendes receberam o nome de Entidades e de Lideranças que contribuíram com sua construção:

Rua Sindicato dos Bancários; Rua Sindicato dos Vigilantes; Av. Justiça e Paz; Rua ETAPAS; Rua FASE; Rua MDF; Rua SINDURB-PE; Rua Sindicato dos Metalúrgicos; Rua Sindicato dos Tecelões; Rua SIMPERE; Rua CENDHEC; Rua FEACA;  Rua Partido dos Trabalhadores; Rua da CUT; Rua SINTTEL; Rua Sindicato dos Comerciários; Rua Sindicato dos Condomínios; Av. Chico Mendes;
Rua Wellington do Nascimento Flôr; Rua Jornalista Vilma Lessa; Rua FIJ; Rua CGT

Sua disponibilidade para servir à comunidade era sem limite.



Cedia sua casa de Praia em Gaibú para Encontros do pessoal da Creche, Encontro de Lazer dos grupos de adolescentes organizados pelos responsáveis. Além de contribuir, cuidando, cozinhando para esses grupos.

Tinha muito prazer em receber, para o Café da Manhã, amigos(as), companheiros(as), o que acontecia com frequência. Também acontecia receber o seu almoço preparado por vizinha que sabia que ela não tivera tempo de prepara-lo, por conta de suas saídas frequentes para resolver problemas relativos à comunidade.

Como voluntária, juntava-se à funcionárias do posto para levar crianças e adolescente para passeio.

Com lideranças das comunidades, organizava bingos, bazares, rifas, cotas para a realização de eventos .

Sempre presente nas lutas sociais, participou como delegada: da  Comud,  do OP (Orçamemto participativo) , representante do Prezeis, contribuição valiosa em defesa da Mata do Engenho Uchoa  e na Troça Carnavalesca Mista Arrebenta  Sapucaia!  Coordenadora do Núcleo do PT (Partido dos Trabalhadores). Sua residencia servia   de  sede onde eram realizadas:  reuniões,  assembleias para eleição de delegados(as) para Congressos e Conferências do Partido. Encontros do OP eram realizados também nessa sede



É importante salientar como o casal Lena e Odálio era ecumênico, mesmo sendo Evangélico participava, com prazer, de eventos realizados por outras denominações religiosas. O Sr. Odalio construiu, voluntariamente, a Igreja Católica da Comunidade.

O envolvimento nas lutas politico-partidárias fazia parte do seu dia-a-dia.
Foi intensa,  a participação de Lena nessa campanha eleitoral.

Muito interessante o engajamento da companheira nas campanhas politicas: Dançava Maracatu, Subia o Morro da Conceição, Dançava Ciranda! Quando questionada, respondia: “Pelo meu Partido e pela Democracia, faço qualquer coisa”

Eis aí, um resumo da historia de vida de Lena.
Historia de Luta, de Esperança e de Resistência!

Lena, Presente

Nenhum comentário: