segunda-feira, 13 de março de 2017

T.C.M. ARREBENTA SAPUCAIA! 2017

T.C.M. ARREBENTA SAPUCAIA! 2017

A T.C.M. Arrebenta Sapucaia! Realiza a sua Manhã de Sol e o seu desfile.

Esse ano, com o tema Arrebenta Sapucaia! Vamos Brincar sem Temer! No seu 10º aniversário e ao seu 11º desfile homenageou os Caboclinhos de Pernambuco (Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil).


A manhã de sol aconteceu no dia 12/02/ 2017 (domingo), na sede da Associação dos Moradores do Conjunto Residencial N. Sr.ª. De Lourdes – Barro.

O bar servido por Cristina, além da cerveja e dos refrigerantes, contou com o cardápio saboroso para repor as energias dos participantes. Como acontece todos os anos, Maria Isabel contribuiu servindo o gostoso munguzá.

Com o salão repleto, foi marcado o Bingo, gritado por Josemar Silva e Augusto Semente. Os participantes, acompanhados por João Sales e Marcílio dos Teclados, cantaram e dançaram com muita alegria.

O cantor João Sales já foi homenageado no carnaval do município do Cabo de Santo Agostinho.


·        Que brotou do seio da luta em defesa da mata do Engenho Uchôa, no centenário do frevo, realizou suas festas e confeccionou seu estandarte com contribuições lançadas num Livro de Ouro e com o apoio cultural do movimento sindical, popular, comercial e parlamentar. E, nos intervalos da marcação do Bingo, foram apresentados a camisas 2017, produzidos por Ricardo Mendonça com sugestões de alguns organizadores do evento, e o novo Estandarte da Troça, confeccionados por Lula do Estandarte de Olinda (José Luiz Aragão).



Dois prêmios, no Bingo, mostram o DNA da agremiação – A pintura em tela, da artística plástica Lindalva Ventura e as três camisas (prêmios surpresas) – A camisa do Sport, Santa Cruz e a do Náutico.

Na entrega de uma dessas camisas, merece destaque o discurso de Maria José, uma das organizadoras do evento, em defesa da Paz, pegando o mote da convivência fraternal entre as torcidas, disse da necessidade do respeito às ideologias e às posições politicas. 


O último prêmio, uma bicicleta, foi entregue pelos representantes da CTB – (Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil), e da CUT – (Central Única dos Trabalhadores). Por Heleno Santos e Paulo Rocha, respectivamente.


O desfile foi realizado, no dia 18 de fevereiro (sábado). A concentração, a partir das 18 horas, na Praça Maria da Conceição, Vila Carmela Dutra, onde foi servido um caldinho, batidas de maracujá e limão, preparados por Angélica.

.As 19h30min horas os foliões tomaram as ruas do bairro, contando com a participação do Boi de Mainha (já homenageado pela troça), que tem a frente Vavá (Valter Libanio), de um carro de som (comandado por Luciano) e da orquestra INTERATIVIDADE, do Alto José do Pinho (bairro do Recife).


Enfrente a casa de Rousinete Falcão, (Rose) uma parada para um momento de solidariedade – Uma justa homenagem a Rose, uma das iniciadoras do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que há dez anos nos deixou, mas a sua força, sua capacidade de luta e alegria tem nos acompanhado por todos esses anos.

A celebração da data foi materializada com a entrega, por Luci Machado, ao filho Flávio Falcão e a neta Fabiola de uma placa  ( 10 ANOS SEM SUA PRESENÇA FÍSICA, MAS SUA FORÇA, SEU ESPÍRITO DE LUTA,SUA ALEGRIA ESTÃO SEMPRE PRESENTES NO CORAÇÃO DE TODOS NÓS QUE CONTINUAMOS A LUTA. / FEVEREIRO DE 2017 / MOVIMENTO EM DEFESA DA MATA DO ENGENHO UCHOA E T.C.M. ARRE BENTA SAPUCAIA! / ROUSINTE FALCÃO ( ROSI ) / 10 ANOS )  simbolizando o carinho e admiração por ela, baluarte incansável na luta em defesa da Mata do Engenho Uchôa.

No momento, foram lembrados companheiras e companheiro que contribuíram com a luta, que não estão mais entre nós.

A companheira Gercina Gomes, professora, militante do SINTEPELizete Moraes, também professora, uma ornamentadoras do espaço para realização do Bingo, e o companheiro Adelmo Araújo, educador popular e diretor regional da FASE.


A homenagem do ano de 2017 foi para os Caboclinhos de Pernambuco. Coube a José Semente a falação durante o descerramento do banner, lembrou que essa manifestação carnavalesca teve inicio no Século XIX, expressa por descendentes de índios.

Os caboclinhos Carijós foram homenageados pela Prefeitura do Recife, cujo seu presidente e chefe atual da Tribo Carijó – Jefferson Nagô.


Ainda nesse momento, foi apresentado o novo Estandarte da troça, por Edmar Neto, que salientou entusiasmado que a troca do Estandarte se deu no 10º aniversario da Agremiação, sendo o mesmo conduzido pelo Porta Estandarte Valmir monte.
A troça continuou seu desfile por outras ruas do Barro, passando pelo Terminal integrado de passageiros do Barro/ Metrô e fez o encerramento no Polo Carnavalesco do Barro (Polo da Alegria), na Floresta, um dos pontos momesco – geográfico selecionado pela Prefeitura do Recife. Para difundir pela cidade, o melhor carnaval do Brasil.

A comissão composta por Luci Machado, José Semente, Edmar Neto e Augusto Semente, junto com outros organizadores (as) se sentiu gratificada com o bom resultado do trabalho.

Arrebenta Sapucaia! Vamos brincar sem Temer!

Nenhum comentário: