quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Recife lança Plano para reduzir emissão de gases poluentes

Recife lança Plano para reduzir emissão de gases poluentes 



UOL
Plano foi criado com base na quantidade de gases poluentes emitidos Plano foi criado com base na quantidade de gases poluentes emitidos 
“A cidade do Recife já está vivendo as consequências das mudanças climáticas, o que precisamos é nos preparar para o que pode acontecer. Isso envolve a sobrevivência da humanidade, se não começarmos a nos adaptar, o planeta pode entrar em colapso”, afirma Inamara Mélo, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital pernambucana. 

O plano foi criado com base na quantidade de gases poluentes que o Recife emite em quatro setores estratégicos: transporte e mobilidade urbana,resíduos e saneamento, energia e desenvolvimento urbano sustentável. “Temos três inventários que apontam os setores da economia que mais emitem este tipo de gás. Com o plano, podemos adotar medidas para reduzi-las”, esclarece a secretária. 

O setor de transporte é responsável pela maior quantidade emissão. No último inventá- rio, feito nos anos de 2014 e 2015, a energia elétrica aparece em segundo lugar e o setor de resíduos em terceiro. 

Em resumo, o plano propõe que população e poder público se unam para preparar a capital pernambucana para outras consequências dessas mudanças. “É importantíssima a adesão da sociedade. Nós podemos dar a estrutura e oferecer propostas de solução, mas sem essa adesão, nada vai funcionar. Medidas simples como o ato de priorizar o uso de bicicletas e transportes compartilhados/públicos; garantir a manutenção das áreas verdes da cidade, sejam públicas ou privadas; e investir num padrão de consumo mais consciente no dia a dia já demonstram grande comprometimento das pessoas”, completa Inamara Mélo.


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada Pernambuco
 

Nenhum comentário: