quinta-feira, 24 de novembro de 2016

25 Recife participa do Dia Nacional de Lutas em defesa dos direitos sociais e trabalhistas

Amanhã é dia de mobilização, conscientização e luta 



 Representantes das principais centrais sindicais durante a coletiva Representantes das principais centrais sindicais durante a coletiva
Divulgação
Além das centrais sindicais, o dia de mobilização contará com a participação de partidos políticos de esquerda, como o PCdoB; dos movimentos sociais e estudantis e de diversas categorias de trabalhadores. Segundo Valéria Silva, dirigente da CTB-PE, além da caminhada pelo centro do Recife, à tarde, estão na agenda de lutas a realização de panfletagens e piquetes nas portas de fábricas localizadas no Recife e na Região Metropolitana. Durante a coletiva, os sindicalistas informaram que serão instaladas barreiras em trechos de vias públicas. A ação, segundo eles, deve se estender ao interior do estado. 

O ponto alto da mobilização está previsto para começar a partir das 15h, com concentração na Praça do Derby, também conhecida como Praça da Democracia. De lá, os manifestantes seguirão em passeata pelas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, culminando na Praça da Independência, na área central do Recife.

O Dia Nacional de Lutas é uma ação das forças progressistas contra a PEC 241/55; a Reforma do Ensino Médio; e as reformas da Previdência e trabalhista, bem como em defesa da Saúde; Educação; da aposentadoria; dos direitos dos trabalhadores, do emprego e da redução da jornada de trabalho sem redução salarial. A manifestação vai marcar também o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres.

Adesão

Diversas categorias profissionais anunciaram adesão ao movimento desta sexta-feira. Hoje (24) os servidores da Saúde e Previdência aprovaram em assembleia a paralisação das atividades em todas as agências da Previdência Social do Recife e do interior e Gerências do INSS. Em Pernambuco existem cerca de 69 agências da Previdência, cada uma responsável pelo atendimento a uma média 300 segurados por dia. Com a paralisação aproximadamente 20 mil pessoas deixarão de ser atendidas.

Também nesta sexta-feira, os trabalhadores da base do Sindsprev-PE decidiram que vão participar da caminhada que sairá da Praça do Derby com destino à Praça da Independência. Mas, a mobilização da categoria começa cedo, a partir das 7h, com ato de protesto na Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo, bairro de Santo Amaro. Às 9h, outra manifestação será realizada no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE), que funciona no prédio da Sudene, no Engenho do Meio.

Outras três categorias em Pernambuco já anunciaram que também vão paralisar as atividades nesta sexta-feira: bancários, policiais civis e servidores do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran). Com a paralisação dos policiais civis, serão mantidos apenas os flagrantes e o funcionamento do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC).

Os trabalhadores do Detran cruzam os braços nesta sexta-feira, quando também realizam uma assembleia às 8h, na sede do órgão. Em comunicando dirigido ao governo do estado, a direção do Sindetran, além de informar da realização da assembleia e da paralisação, pediu também uma audiência para tratar das denuncias divulgadas pela entidade que envolvem a atual direção do órgão. Os sindicalistas apontam irregularidades no uso da entidade e arbitrariedades com os funcionários e querem o afastamento do diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

Nesta quinta-feira, o Sindicato dos Metroviários (Sinmetro-PE) realiza uma assembleia geral às 18h, no pátio da Estação Central do Metrô do Recife para decidir em votação se vai ou não aderir à greve geral desta sexta-feira. A adesão dos motoristas de ônibus também não está confirmada. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, uma reunião da diretoria vai ser realizada esta semana para definir se a classe vai aderir à convocação.

Audicéa Rodrigues, com informações da CTB-PE e sites.
Do Recife


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: