terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Por uma comunicação pública de qualidade e com participação popular

Encontro debate no Recife comunicação pública e viabilidade da EPC

A Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove nos dias 18 a 19 de fevereiro, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Seminário Internacional de Comunicação: Perspectivas para a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). O encontro objetiva subsidiar o Governo do Estado em relação às perspectivas para a comunicação pública em Pernambuco. 


Divulgação




 Qualquer pessoa pode participar do evento. As inscrições são gratuitas

O seminário visa ainda oferecer ao governo e à sociedade a oportunidade de se atingir, de maneira colaborativa, a formulação de uma proposta concreta e viável para a efetivação de uma comunicação pública de qualidade.

O evento é uma parceria da Secti com a Unicap e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), com apoio do Porto Digital, Centro de Cultura Luiz Freire e da Compesa e patrocínio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa poderá participar do seminário. 

Serão abordados temas como democracia, comunicação pública e jornalismo, além de experiências de instituições voltadas à comunicação pública. Entre os palestrantes já confirmados estão o professor da Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Martín Becerra; Guido Lemos, professor da UFPB e integrante do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID); Danilo Rothberg; o presidente da Rede Minas e da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC), Israel do Vale; e a diretora da área Learning & Insights da Kantar IBOPE Media, Juliana Sawaia.

Iniciativa pioneira

Surgida de um movimento pioneiro no Brasil, a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) é a primeira experiência regional nos moldes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), guiada pelos princípios da comunicação pública de qualidade gerida com participação popular. As diretrizes da EPC estão previstas no documento ?Essa TV vai pegar?, relatório concluído em 2010 após amplo processo de participação social.

Parte desse documento foi implantado, a exemplo da formulação de um novo marco legal para a TV Pernambuco. Porém, outras questões ainda aguardam resolução. No seminário, serão formuladas propostas objetivas voltadas à viabilidade da EPC, a partir de quatro dimensões fundamentais: Conteúdo & Participação Social; Financiamento & Sustentabilidade; Governança & Gestão; e Tecnologia & Inovação.

Informações e inscrições no site: www.seminarioepc.org.br/ 

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada Pernambuco

Nenhum comentário: