domingo, 29 de novembro de 2015

Durante COP21, embaixada do Brasil divulga contribuições para o clima

Durante COP21, embaixada do Brasil divulga contribuições para o clima 

A COP 21 será aberta na próxima segunda-feira (30), na França, na busca um novo acordo global sobre o clima que limite o aquecimento global a 2 graus Celsius. O evento, que contará com 195 delegações, acontecerá até o dia 11 de dezembro em Paris. 


O evento tem como objetivo divulgar a contribuição voluntária do Brasil para iniciativas de preservação do clima.O evento tem como objetivo divulgar a contribuição voluntária do Brasil para iniciativas de preservação do clima.
Durante o evento, a embaixada do Brasil na França vai abrir suas portas para acolher uma série de encontros. Esse calendário paralelo ao da COP terá como objetivo divulgar e explicar qual será a contribuição voluntária do Brasil para iniciativas de preservação do clima envolvendo pecuária, meio ambiente, agricultura, minas e energia, entre outros.

Em setembro, em evento paralelo à 70ª Assembleia Geral da ONU, a presidenta Dilma Rousseff anunciou o objetivo do País de reduzir em 37%  as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2025, e em 43% até 2030.

A presidenta já havia anunciado, durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os compromissos de zerar o desmatamento ilegal e reflorestar 12 milhões de hectares até 2030.

Essas são algumas das iniciativas que serão apresentadas na embaixada brasileira.

Motivação

Para o embaixador, Paulo Cesar de Oliveira Campos,, a COP terá uma importante perspectiva de negociação, já que envolverá a participação da maioria dos países do planeta. “Todos os envolvidos terão a responsabilidade de elaborar um documento multilateral definindo ações efetivas para preservação do clima”.

“Nosso principal objetivo é motivar as pessoas a se envolverem nos projetos que o Brasil já tem e servir como exemplo para todos. Podemos citar o Cultivando Itaipu, Bolsa Verde e outros que tratam, por exemplo, da qualidade da água, preservação do solo, emissão de gases, melhoria das emissões industriais, entre tantos outros”, explicou Campos.

Ações

Para o Brasil, a importância de tomar ações na área de mudança do clima está associada à necessidade de reorientar o projeto de desenvolvimento nacional, levando em conta os interesses e as necessidades sociais, econômicas e ambientais do País.

Isso envolve a definição de ações transversais em áreas de vital importância, que afetam diretamente o desenvolvimento, e que requerem qualidade e competitividade. Essas ações incluem os setores de infraestrutura, da produção agropecuária, de energia e indústria, do uso da terra e de planejamento urbano, entre outros.

Segurança


Com relação ao reforço na segurança em Paris, o embaixador lembra que a importância da COP não pode diminuir.

“A COP tem que acontecer para o bem do planeta. A COP vai acontecer e todas as atenções estarão voltadas para seus debates, plenárias e negociações. Há muita expectativa para que desse grande encontro saia um documento ousado que realmente consiga eliminar a ameaça que nós temos de que nosso meio ambiente se transformará em algo ruim para a humanidade”, concluiu.
 

Fonte: Blog do Planalto 

Publicado: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: