segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Hoje! Lançamento do NOVO DOCUMENTÁRIO DE SILVIO TENDLER NO CINEMA SÃO LUIZ



QUANDO: Hoje 04 de Agosto, as 19h
ONDE: Cinema São Luiz
ENTRADA GRATUITA

NOVO DOCUMENTÁRIO DE SILVIO TENDLER SERÁ LANÇADO NO CINEMA SÃO LUIZ
“O Veneno está na mesa 2” faz crítica ao uso indiscriminado de agrotóxicos; Mostra Ambiental do Recife segue até 15 de agosto, com oficinas, saraus e mostra de cinema
Nesta segunda (4), às 19h, o Cinema São Luiz recebe o longa “O Veneno Está Na Mesa 2”, do cineasta Silvio Tendler. O documentário apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. A sessão será seguida de debate com Jaime Amorim (MST), um representante da FIOCRUZ e a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.
Ao exibir "O Veneno está na mesa 2”, a Mostra Ambiental do Recife pretende levantar uma discussão sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos. Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em “O Veneno está na Mesa”, o cineasta Sílvio Tendler avança e atualiza a discussão sobre o modelo de produção agrícola que desejamos para nosso país. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
A sessão no Cinema São Luiz representa a culminância da Mostra Ambiental do Recife, que continua nesta terça (5), na a Escola Estadual Castello Branco (Tejipió/Mata Uchôa), com a exibição do curta “Em Trânsito” e reexibição de “O Veneno Está Na Mesa 2”. No mesmo dia começa a Oficina Cinema de Animação com Lula Gonzaga, que segue até o dia 8. Na quarta (6), a escola recebe a Oficina de Consumo Consciente e sarau com o grupo ‪#‎4urubueacarniça‬, formado por Mariane Bigio, Luna Vitrolira, Clécio Rimas e Gleison Nascimento. Encerrando a programação, a Escola Municipal Luiz Vaz De Camões (Ipsep / Mata Uchôa) haverá Oficina Cinema de Animação com Lula Gonzaga (12 a 15 de agosto), a Oficina de Consumo Consciente e um sarau com #4urubueacarniça (13 de agosto).
Animação - Como resultado, a oficina de animação produzirá um vídeo-poema com temática ambiental. As inscrições serão feitas na diretoria das escolas pelos professores para jovens de 15 a 21 anos com habilidades para o desenho e interesse. “O cinema de animação prioriza o artesanal. Desde elaboração dos textos, exercícios pedagógicos, materiais didáticos e de ilusão de ótica, desenhos e traços, pintura, confecções de sons e equipamentos”, diz Lula Gonzaga, um dos pioneiros da animação brasileira. Realizado em 1979, seu curta “A saga da Asa Branca” integra a programação de cinema.
A MARE é uma realização da produtora A Saga Audiovisual e tem como parceiros a ONG Sabiá, o MST, o Comitê Estadual da Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos e o DCE de Direito da UFPE, Mata do Engenho Uchôa e dos Pontos de Cultura. O projeto conta o incentivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade / Prefeitura da Cidade do Recife. De acordo com a secretária Cida Pedrosa, custear via edital a realização de projetos da sociedade civil “é um instrumento para estimular a sociedade a se envolver e contribuir efetivamente nos desafios de preservar a natureza na cidade”.

_______________________________________________


Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Nenhum comentário: