sábado, 27 de julho de 2013

Zona Oeste participa da II Conferência de Meio Ambiente

Na Escola Presidente Humberto Castello Branco ( estadual ) em frente ao casarão onde morou Castro Alves se deu a Reunião Preparatória da RPA 5 ( AFOGADOS, AREIAS, BARRO, BONGI, CAÇOTE, COQUEIRAL, CURADO, ESTANCIA, JARDIM SAO PAULO, JIQUIA, MANGUEIRA, MUSTARDINHA, SANCHO, SAN MARTIN, TEJIPIO, TOTO ) realizada no dia 18 de julho do corrente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica
 
A preparação é para a II Conferência Municipal de Meio Ambiente do Recife, com o tema Resíduo Sólidos e Sustentabilidade.
 
A plenária foi precedida de um momento poético-musical, sob a responsabilidade de Allan Sales: Músico, compositor e poeta cordelista . Nesse momento o animador cultural solicitou motes para compor as glosas e um deles foi OS ESTADOS UNIDOS ( EUA ) NÃO ASSINARAM O PROTOCOLO DE QUIOTO E AINDA QUER FALAR.
 
Inamara Mélo Gerente de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SMAS da PCR fez a abertura e passou a palavra para Adelmo, da FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional que introduziu o tema falando do conceito do mesmo e dizendo da sua implicação com o dia a dia da cidade do Recife.
 
Continuando e valendo-se de um Datashow Inamara lembrou a concentração populacional na região metropolitana e discorreu sobre  as causas, consequências e propostas para solução da destinação do lixo.
 
Franqueada a palavra à assembleia , a primeira pessoa a fazer uso da mesma foi Penha moradora do bairro Jardim Uchoa que mencionou a Luta em Defesa da Mata do Engenho Uchoa e a agressão ao meio ambiente causada pela Empresa PRESSA de Asfalto  que , além de aterrar o Rio Tejipió, ainda polui o ambiente da comunidade, causando sérios problemas de saúde aos moradores vizinhos, aproveitou o momento para entregar documento a Secretária.Falaram também Zé Inácio; um morador do Totó denunciando a problemática da coleta do lixo; Luci Machado contextualizando o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa para pontuar a famigerada questão do lixo e Augusto Semente dizendo da suspensão da anuência do projeto da construção de uma usina de lixo na APA Rousinete Falcão ( Mata do Engenho Uchoa ) e da luta contínua pela criação do Parque Natural Rousinete Falcão nos 192ha de Mata Atlântica (Mata Engenho Uchoa), falou que aprovação da Lei dos Resíduos Sólidos tramitou por mais de 20 anos só foi aprovada depois da eleição do Governo Lula.
  
A secretária de Meio Ambiente do Recife Cida Pedrosa fez uma saudação a todas(os), falando da importância da Conferência e informou os dias da mesma que serão 30 e 31 de julho no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire localizado no bairro da Madalena.
 
Seguindo a metodologia das reuniões, dois modelos de cédula foram entregues às pessoas cadastradas, uma para eleição dos delegados para Conferência Municipal e outra para indicar até duas ações consideradas de maior urgência e/ou importância pelo participante cadastrado. ( ao chegar para a reunião cada convidado cadastra-se como votante ou como votante e candidato ). Foram eleitos( as ) 17 delegados ( as ): Aldenir Martins, Carlinda Silva, Daniel Souza, Djalma Sobrinho, Eduardo Santos, Emanuel Silva, Flavio Reis, José Semente, Joselma Silva, Josenildo Santos, Liliane Silva, Luci Machado, Rita de Cassia Santos, Rosemary Coimbra, Rosimary Paula, Samuel oliveira e Valdelina Silva.
 
Concluindo, Inamara repetiu os dias da Conferência Municipal e agradeceu ao diretor da escola, Professor Hildemarcos Florêncio ( Marcos ), por ter colocado à disposição da PCR a unidade escolar.
 
É o povo participando e aprendendo a se organizar e com isso contribuindo com a construção de um futuro onde a força do conhecimento não será elemento de poder  de pessoas sobre outras e sim elemento coletivo superando metas para a felicidade.

Nenhum comentário: