quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretária de Meio Ambiente vistoria Mata do Engenho Uchôa

 
Meio Ambiente | 04.02.13 - 21h10

 

Secretária de Meio Ambiente vistoria Mata do Engenho Uchôa


A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, visita, amanhã (05), às 9 horas, a mata do Engenho Uchôa, que fica na Bacia do Rio Tejipió. A Área de Proteção Ambiental (APA) soma 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica e exerce forte influência sobre 11 bairros do Recife, numa região habitada por mais de 270 mil moradores.

“A mata de Engenho Uchôa é uma das nossas prioridades. A vistoria servirá para conhecer necessidades do local e definir primeiros passos no processo de transformação da área em parque natural. Vamos delimitar e mapear o lugar, além de identificar proprietários”, detalhou Cida Pedrosa.

De acordo com a secretária, a meta da PCR é iniciar ainda em 2013 ações para tornar o local uma área pública. Para vistoria, a Secretária levará equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Brigada Ambiental do Recife, Polícia Militar e representantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.

Entre as localidades que sofrem reflexo direto na sustentabilidade da APA estão Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão. Apesar da Unidade de Conservação ter sido criada pela Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife – Lei nº 16.176/96 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 17.548/1996 como Área de Proteção Ambiental, a área tem sido alvo de sucessivas agressões ambientais.

Fonte: PCR

____________________________________________________

 Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica.

Nenhum comentário: