quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Encontro Mundial de Blogueiros discutirá papel das novas mídias

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé realizam o 1º Encontro Mundial de Blogueiros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, com taxa no valor de 100 reais.

O evento reunirá experiências de diferentes partes do mundo. Para os organizadores, é preciso valorizar o fenômeno que ocorre em torno das novas mídias e identificar suas tendências, além de investir no seu aperfeiçoamento. Avalia-se que a internet absorveu grande parte da audiência de mídias tradicionais, repercutindo, inclusive, nos anúncios publicitários, que nos Estados Unidos já superaram os investidos na mídia impressa.

Sites, blogs e redes sociais colocam em rede diferentes pontos de vista da informação e, assim contribuem para democratização da comunicação. Eleições, revoltas no mundo árabe, movimentos na Espanha, vazamentos do Wikileaks são exemplos de assuntos que ganharam o mundo, também pelas mãos de milhares de internautas no planeta.

O encontro será aberto no dia 27 com a presença de autoridades e organizadores do evento. Na sexta-feira (28) terão início os debates no turno da manhã com a participação de Ignácio Ramonet, criador do Le Monde Diplomatique (França); Kristinn Hrafnsson, que é porta-voz do Wikileaks; e Dênis Moraes, organizador do livro "Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede”. Eles debaterão o tema "O papel das novas mídias”. No turno da tarde, serão conhecidas as experiências de novas mídias nos Estados Unidos, Europa, Ásia e África.

No sábado (29), as experiências da América Latina e Brasil serão apresentadas por blogueiros, como o cubano Iroel Sanchez, da página La Pupila Insomne e Emir Sader, blogueiro e articulista do site Carta Maior. Ao final da tarde, o ministro das Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo, o ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Jesse Chacón, e Damian Loreti, que é integrante da comissão que elaborou a Lei dos Meios na Argentina participarão de debate com o tema "A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação”.

O ato de encerramento, previsto para as 18h, será marcado pela aprovação da Carta de Foz de Iguaçu. O documento conterá propostas e estratégias de organização dos blogueiros de diversas partes do mundo.

Para mais informações: www.blogueirosdomundo.com.br/

Fonte: Portal CTB
http://portalctb.org.br/site/

Nenhum comentário: