sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lixo: mais uma polêmica


Publicado em 10.12.2010 - Folha de Pernambuco
Grupo luta contra instalação de unidade de triagem no Recife

ANDERSON BANDEIRA

Representantes do Movimento em Defesa da Mata Uchôa, Zona Oeste do Recife, estiveram, na manhã de ontem, na redação da Folha de Pernambuco para expressar suas preocupações às futuras instalações de uma unidade de triagem de lixo no Engenho Uchôa, em Tejipió. Após conseguir apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para evitar a instalação de uma usina incineradora de resíduos naquela cidade, os integrantes almejam, agora, que a unidade de triagem no Recife também seja descartada pela administração pública. “Entendemos que existem outras formas de se tratar o lixo que não seja a triagem com a incineração”, explicou Luci Machado, componente do movimento.


Segundo o movimento, a empresa Consórcio Recife Energia, vencedora da licitação da Prefeitura do Recife, pretende instalar uma unidade de triagem dos lixos sólidos de toda Cidade. Isso, de acordo com eles, causaria um grande impacto ambiental para as comunidades que vivem na região. No local das futuras instalações existem cerca de 192 hectares de área preservada. Atualmente, o processo de licença ambiental para a construção da Central de Tratamento e Destinação de Resíduos (CTDR) está sendo analisado pela CPRH.

Para o membro da EcoVida, Jairo Lima, a área almejada pela empresa para a implantação da unidade de triagem é pretendida pela população como área de lazer há tempos. “Estamos lutando há 30 anos para obter um parque natural para a população”. Ainda de acordo com Jairo, o objetivo em barrar a implantação está ligado à preocupação com o meio ambiente. “Somos contra a vinda da usina e queremos outra forma de tratamento do lixo”, comentou.

O projeto tocado pelo Consórcio Recife Energia está inserido dentro do contrato com a Prefeitura do Recife, de R$ 308 milhões, que irá tratar os resíduos sólidos da Cidade pelos próximos 20 anos. Pelo acordado, através da licitação, a empresa ficará responsável por implantar a central de triagem e beneficiamento de lixo às margens da BR-101 nas proximidades da reserva ambiental da Mata do Engenho Uchôa, e a usina de cogeração, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

Procurada para saber sobre o posicionamento da empresa diante da não concessão da prefeitura do Cabo, o Consórcio Recife Energia informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está avaliando alternativas de localidades onde poderá ser instalada esta futura usina. Quanto ao projeto da unidade de triagem no Recife, o consórcio informou que manterá os planos de investimentos para o local.

Nenhum comentário: