quinta-feira, 8 de outubro de 2009

IX Movimento Ecológico 07.10.2009 -Estudantes protestam contra usina de lixo na comunidade

» ENGENHO UCHOA

Estudantes protestam contra usina de lixo na comunidade

Cidades – ciência / meio ambiente Publicado em 08.10.2009 - JC

Milhares de vozes e uma só palavra: não! Foi o que disseram ontem estudantes de Tejipió, Zona Oeste do Recife, durante marcha de cinco quilômetros em protesto contra a implantação de usina de lixo numa unidade de conservação municipal localizada no bairro.

“O lixão vai poluir o rio, vai provocar mau cheiro. E tudo isso no meio da mata”, avalia Aldilene Cristiane de Meneses Campos, 17 anos, aluna da Escola Poeta Joaquim Cardozo, uma das sete unidades de ensino estaduais que tiveram as aulas paralisadas no turno da manhã para que os estudantes aderissem ao 9º Movimento Ecológico.

Antes da caminhada, iniciada por volta das 8h30, os professores fizeram uma rápida chamada. “Pedimos para que preparem relatórios em que se coloquem não como observadores do problema, mas como parte interessada”, disse a professora de língua portuguesa Lizete Santos. “Todos são moradores da região e, de uma forma ou de outra, serão afetados com a usina de lixo.”

Os estudantes, acompanhados dos professores, também se manifestaram contra o desmembramento de 2,4 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Engenho Uchoa, uma reserva de mata atlântica, para viabilizar o empreendimento. “No lugar de um lixão, queremos que a prefeitura implante o parque municipal que prometeu para a APA”, disse Daiana da Silva, 18, aluna da Escola Alberto Torres.

A Prefeitura do Recife alega que a área a ser desmembrada da APA está degradada. “Não tem mais vegetação nenhuma”, justifica o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti. A usina de tratamento de lixo ao todo tem 5,5 hectares, dos quais 2,4 estão dentro da unidade de conservação municipal.

O secretário explica que os 5,5 hectares estão em área particular que será desapropriada. “Quem indenizará os proprietários é a Recife Energia, responsável pela obra”, justifica. Cavalcanti diz que a usina apenas separará o lixo. O projeto, informa, está à espera do licenciamento ambiental.
» Acesse o Blog Ciência & Meio Ambiente
(com link para http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/)

Nenhum comentário: