segunda-feira, 14 de setembro de 2009

...O que não queremos para nós, não queremos para nossos vizinhos

» POLÊMICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Curado é saída para usina de lixo
Publicado em 10.09.2009

Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa apontou duas áreas como alternativa ao Engenho Uchoa, mas Estado já tem projetos nos locais

Duas áreas no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, foram identificadas como alternativas para o projeto da central de tratamento de lixo previsto para ser implantado na mata do Engenho Uchoa, também na Zona Oeste. A constatação foi feita depois de visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem, a três pontos da cidade, sugeridos em audiência pública realizada há duas semanas.

Segundo a deputada estadual e presidente da comissão, Ceça Ribeiro, o próximo passo é apresentar as opções ao prefeito do Recife, João da Costa, para pedir que a administração municipal analise uma possível mudança de local.

Uma das propriedades, às margens da BR-232, pertence ao governo do Estado, e, de acordo com informações da comissão, foi destinada à construção de um hospital. O outro terreno, de uma empresa de transportes, fica próximo ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e estaria reservado, também pelo governo, à implantação de parque tecnológico.

“Queremos apresentar esses dois caminhos ao prefeito, para, então, tentar negociar suas restrições junto ao Estado. O lixo é um problema grave e o governo precisa ter uma posição”, disse a deputada Ceça Ribeiro. Para a comissão, as duas alternativas são mais adequadas ao empreendimento que o Engenho Uchoa, considerado área de preservação ambiental (APA).

A possibilidade de alteração do local da central de tratamento não teve resistência por parte da empresa responsável pelo projeto, a Recife Energia. De acordo com o gerente de engenharia da empresa, Cálicles Mânica, essas áreas tinham sido apresentadas inicialmente, mas as restrições que apresentam fizeram o projeto migrar para o Engenho Uchoa.

“Se nos for oferecida outra área viável, não teremos nenhum problema em mudar. Não queremos o Engenho Uchoa, especificamente. Mas, a alteração geraria um atraso de seis meses, devido às adaptações necessárias”, explicou Mânica.

IMPASSE
A instalação da central de tratamento de resíduos no Engenho Uchoa gerou protestos entre ambientalistas e moradores do entorno, que cobram da prefeitura a criação de um parque no local, prometido pela administração municipal desde 2002.

Apesar da possibilidade de retirada do projeto do engenho, a simples transferência de local do empreendimento não agradou a todos. “O que não queremos para nós, não queremos para nossos vizinhos. Temos que buscar outras opções, outras ideias para cuidar do lixo, que não seja a incineração”, disse o ativista Augusto Semente, do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

Nenhum comentário: