sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Trabalho alunos da UFPE - Ações humanas em prol da preservação ambiental: Movimento em Defesa da Mata Engenho Uchoa exemplo de luta pela conservação

Ações humanas em prol da preservação ambiental: Movimento em Defesa da Mata Engenho Uchoa exemplo de luta pela conservação




Jacineide Ramos de Souza
João Laerte
Jacicleide Ramos de Souza
Cláudia Cristina
Andréa Dias da Silva





Introdução


A mata Engenho Uchoa está localizada nas Zonas Oeste e Sul do Recife, entre os bairros: Barro e o Ibura, os quais estão inseridos nas RPAs 5 e 6 (Região político-administrativa), a mesma possui uma área de 192 he quase 1% da cidade do Recife. Aproximadamente 270 mil habitantes residem no entorno da mata correspondendo a 19% da população da cidade. A luta em defesa da conservação da mata tem como aliada a comunidade que vem lutando para que na área seja implementado um parque ecológico municipal, conforme decreto 19.336/2002 e atualmente reivindica a não implantação de uma usina de tratamento de lixo na área. A partir desta compreensão, analisam-se as dinâmicas sócio-espaciais da comunidade, frente à proposta de manutenção de uma área ambiental de fundamental importância para a população.




Material e Métodos


Para a realização da pesquisa algumas etapas foram sistematicamente, constituídas e sistematizadas. Inicialmente fora elaborada uma revisão bibliográfica a partir de analises da relação existente entre Homem x Meio (como objeto da Geografia). Ademais, foram recolhidos materiais iconográficos e realizadas visitas in “situ” onde nos apropriamos de dados com a população através de entrevistas semi estruturadas e reuniões.




______________________________________________________
1-Graduanda em Geografia Licenciatura, UFPE. (Souza.jaci@hotmail.com)
2-Graduando em Geografia Licenciatura, UFPE. (joao_laerte@hotmail.com.)
3-Graduanda em Geografia Licenciatura, UFPE. (Cleide.jaci@hotmail.com)
4-Graduanda em Geografia Licenciatura,UFPE (llakac@hotmail.com)
5-Graduanda em Geografia Licenciatura, UFPE( dea2401@hotmail.com)

Resultados e discussão

A partir das pesquisas de gabinete constatou-se a existência de uma organização que tem por objetivo informar a comunidade e mobilizar-la para defender a mata, conscientizando sobre a necessidade de manter preservada uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica. A organização Movimento em Defesa da Mata Uchoa
surge em 1979 com o intuído de impedir a construção de um condomínio de luxo na área. A qual ao longo dos seus trinta anos de existência tem conseguido resultados significativos como: realização de uma CPI da Assembléia Legislativa sobre o desmatamento da Mata Uchoa e descaracterização da área, foi a 1ª CPI ecológica do Brasil em 1979; a organização consegue em 1996 a implantação do Decreto 17.548/96 que regulamenta a Unidade de Conservação Engenho Uchoa, enquadrando-a na categoria de APA (Área de Proteção Ambiental); Em 2002 é apresentado o Decreto Municipal nº 19.336/2002 que Declara a Mata Uchoa área de utilidade pública, para desapropriação, no entanto o prazo estabelecido para efetivação do mesmo não foi cumprido. Em meio às conquistas foram realizados também seminários com o objetivo de apropriar os integrantes e demais participantes dos conhecimentos básicos sobre as leis que regem o Meio Ambiente e especificamente as da APA do Engenho Uchoa, definindo caminhos efetivos para a criação do Parque Ecológico. Atualmente parte da área da APA tem sido alvo de especulação para a instalação de uma central de triagem de lixo. O empreendimento faz parte do projeto da empresa Recife Energia, que recebeu da Prefeitura do Recife a concessão por 20 anos para reciclar e transformar em energia o lixo produzido no município. Ambientalistas e moradores das redondezas protestam contra o empreendimento.


Conclusão


A mobilização por parte dos moradores da comunidade do entorno da Mata Engenho Uchoa em preservar a única área no Estado de Pernambuco que reúne três diferentes biomas: mangue, mata de capoeira e mata atlântica através da relação sociedade- natureza, considerando-a como essencial para vida humana, vem possibilitando a busca por sanar os agravos ao meio ambiente. A partir do exposto, torna-se imprescindível que conjunto de ações como as desempenhadas pela comunidade, acima citada, sejam disseminadas pelas demais áreas ameaçadas de devastação. Estas práticas demonstram que é possível modificar o futuro a partir das nossas escolhas, tendo em vista a importância de propor soluções para as problemáticas que envolvem o meio ambiente, ou seja, meio de vida do homem.


Palavras-chave
Preservação, ações humanas, Mata Uchoa


Referências bibliográficas

SANTOS. Milton. A natureza do espaço. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

http://mataengenhouchoa.blogspot.com/
VIEIRA, P. F. Ciências sociais do ambiente no Brasil. Subsídios para uma política de fomento. In: Vieira, P. F. e Maimon, D. (orgs.). As ciências sociais e a questão ambiental. Rumo à interdisciplinaridade. APED Editora, UFPA/NAEA, 1993.

Nenhum comentário: