sábado, 21 de dezembro de 2024

Confraternização do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa - 19 de dezembro de 2024 ( Recife-PE )


Confraternização do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa - 19 de dezembro de 2024 ( Recife-PE )


É com muita alegria que estamos, mais um ano, juntos , comemorando nossas conquistas no campo político e também os avanços com relação ao Meio Ambiente.
Tivemos a realização da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife , depois de 11 anos de ausência, em nosso país !
Em sua fala, o companheiro Augusto Semente fez referência aos anos de negacionismo implantado no Brasil com a desastrosa eleição do presidente de extrema direita, do golpe sofrido pela presidente Dilma , e o nefasto 08 de janeiro!!!!
Essa Conferência Municipal foi de grande relevância para os Movimentos ecológicos !
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa contribuiu, enormemente, com o êxito dessa Conferência.
Juntamente com outros Movimentos presentes , o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa elegeu os seguintes delegados: Joselita Santos, Ana Nazaréth, Petrônio Calixto e Augusto Semente - dentre as os 60 delegadas (os), sendo 30 mulheres e 30 homens - que participarão da Conferência Estadual.
Nossa confraternização contou com a presença dos companheiros e companheiras
de luta em defesa do Meio Ambiente, mais especificamente, em defesa da Mata do Engenho Uchoa e também dos companheiros Alexandre Ramos representando a ANE - Associação Águas do Nordeste acompanhado da filha Alice a desenhista; Wilson Albuquerque, da SMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.
A parte cultural ficou por conta do poeta e escritor Toninho D'Olinda que declamou a musica Matança de autoria de Jatobà interpretada por Xangaia e também as poesias Geopolítica e Pernambuco, e apresentou seu livro : Poesia de Geopolítica, em manifesto contra as guerras no mundo.
E também Arnilson Fortunato do Bloco carnavalesco - A Roda!
As companheiras Ximena Souza Leão e Ana Nazaréth - mamãe Noel - com suas irreverências tornaram a festa mais animada com distribuição de flores numeradas para receberem as prendas, através de sorteios interessantes!
Tudo aconteceu num clima de muita fraternidade , muito carinho e muita alegria!
Num espaço agradável, o Galetus, - Avenida Recife - onde somos recebidos , todo ano, com muita gentileza e atenção, pelo gerente Eduardo Celerino e também por Daniel Alves, ao som do pianista Thiago e toda equipe.
Tivemos a fala de Luci Machado e de Augusto S Semente felizes com a presença de todos e todas, em especial de algumas companheiras que estavam um pouco ausentes por motivo de saúde! Enfatizaram a importância da luta em defesa do Meio ambiente.
a Luta Continua! Plageando o grande Chico Mendes dizemos:
"Ecologia sem luta de classes é jardinagem!"

A
Coordenação

GALERIA DE FOTOS:





































Leia mais!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

MATA DO ENGENHO UCHOA E A 3ª CONFERÊNCIA!


MATA DO ENGENHO UCHOA E A 3ª CONFERÊNCIA!

                      “Se o presente é de luta , o futuro nos pertence.”

                       Che Guevara

   

Nos últimos 11 anos, passamos por momento tenebrosos! 

Golpes, eleição de um presidente negacionista, obscurantista, de extrema direita.  E mais recente a tentativa de golpe no 8 de janeiro.   Mas a DEMOCRACIA venceu!!!

É nesta conjuntura que a Prefeitura da cidade do Recife, através da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, tendo como secretário o Sr. Oscar Barreto, convoca a 3 Conferência Municipal de Meio Ambiente do Recife, com o tema - EMERGÊNCIA  CLIMÁTICA , O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA! 

A abertura contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente- Sr. Oscar Barreto., da Sra Inamara Melo representando a Ministra de Meio Ambiente Marina Silva, Sra. Débora Falcão - Gerente Geral de Planejamento da SEGOV., Sra. Yasodhara Lacerda- Gerente Geral de Educação Ambiental da SMAS , Sra. Rúbia Falcão representando a vereadora Cida Pedrosa e Sr. Augusto Semente representando o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. 

Foram realizadas as Pré-Conferências por RPAs, envolvendo as comunidades, os  Movimentos Ambientalistas, os Movimentos Sociais.

Reuniu - se 500 participantes entre especialistas, gestores públicos, movimentos ambientais, sociais, e a população.

Nos grupos dos eixos temáticos foram aprovadas 2 propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual.

E num clima de unidade, como enfatizou o Secretário, foram eleitos as os 60 delegadas(os) – 30 mulheres 30 homens para a Conferência Estadual.

Reconhecendo a importância da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente – como etapa da Nacional e da realização da COP 30 no Brasil em 2025 – sendo realizadas num contexto crucial vivenciado, não só pelo nosso país mas, pelo planeta! O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa empenhou - se em contribuir com o êxito dessa Conferência, participando ativamente de várias Pré-Conferências, divulgando - a através das redes sociais, elegendo delegadas e delegados - Joselita Santos , Ana Nazaréth, Petrônio Calixto e Augusto Semente e também o Movimento em Defesa do Mangue, da comunidade Ilha de Deus, que implementa um projeto da SMAS de replantio para recuperação  dos mangues , elegeram suas delegadas e delegados que participarão, da Conferência Estadual, cujo tem:  EMERGÊNCIA  CLIMÁTICA E DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA de grande relevâncias; a Conferência abraçou a causa da Mata do Engenho Uchoa para dá uma solução pois a Mata é de fundamental importância para o enfretamento às mudanças climática,  cujo discussão trará soluções para minorar os impactos causados pelas mudanças climáticas – Espanha, Porto Alegre RS e Jardim Monte Verde Pernambuco -  que vêm trazendo transtornos para toda população. Nesses momento o Movimento ratifica sua posição de luta em defesa da Mata do Engenho Uchoa, remanescente de Mata Atlântica, da Preservação do Refúgio de Vida Silvestre; sabendo que as Matas, em geral, são responsável pelo equilíbrio ecológico das cidades, pela manutenção dos sistemas hídricos.....O Movimento salienta , mais uma vez, a necessidade dos cuidados com a Mata do Engenho Uchoa juntamente com o Rio Tejipió em cujo bacia a Mata está inserida! O Rio Tejipió deverá ser revitalizado, Rio e Matas Andaman juntos!

É urgente a implantação do Parque Rousinete Falcão, nesses 172 ha de remanescente de Mata Atlântica, no perímetro Urbano.

Todos à Conferência de Meio Ambiente para o grande Desafio das Mudanças Climáticas!!!!

A

Coordenação

GALERIA DE FOTOS

































Leia mais!