sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Lula chega a Dubai levando compromisso brasileiro com energia renovável


Lula chega a Dubai levando compromisso brasileiro com energia renovável

Nos Emirados Árabes, presidente ressalta importância da Amazônia e propõe pagamento por conservação ambiental

por Barbara Luz

Publicado 30/11/2023 14:12 | Editado 30/11/2023 17:23



Trecho do pavilhão brasileiro na Cop 28, em Dubai, nos Emirados Árabes | Foto: Luiz Roberto Magalhães / Secom / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Dubai para marcar presença na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Com o Brasil sediando o evento em 2025, na COP 30, em Belém (PA), Lula assume a missão de apresentar o país como um protagonista crucial na transição para uma economia limpa e renovável.

Ele também planeja cobrar dos países desenvolvidos um comprometimento econômico no combate à crise ambiental, enquanto defende uma proposta que remunere os países por “hectare de floresta em pé”.

Durante o encerramento da Mesa Redonda Brasil-Arábia Saudita em Riad nesta quarta (29), Lula destacou a importância da COP 30, ressaltando que a Amazônia, por sediar o evento, merece destaque extraordinário. “O mundo inteiro fala da Amazônia. Fala da floresta. Da água doce do Brasil. Pois o mundo vai conhecer, de fato, o que é a Amazônia”, afirmou.

Leia também: Lula aproveita COP28 para se reunir com Guterres, Macrón e Bill Gates

Lula ainda projetou o Brasil como a “Arábia Saudita da energia verde” em uma década, enfatizando os esforços do país na busca por fontes renováveis. “Eu quero aproveitar esse fórum, em novembro de 2023, para dizer aqui na Arábia Saudita que daqui a dez anos o mundo vai dizer que se a Arábia Saudita é o país mais importante na produção de petróleo e de gás, daqui a dez anos o Brasil será chamado a Arábia Saudita da energia verde, da energia renovável. Porque é para isso que estamos trabalhando”, disse.

Presença brasileira e Pavilhão do Brasil

Cerca de 3 mil brasileiros, incluindo representantes do Governo Federal, setor privado e sociedade civil, estão inscritos para o evento em Dubai. Até 12 de dezembro, espera-se a participação de aproximadamente 70 mil pessoas, que inclui membros da sociedade civil e chefes de Estado e Governo, entre eles a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; da Fazenda, Fernando Haddad; do Turismo, Celso Sabino; das Cidades, Jader Filho; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Com esse montante, o Brasil, envia a maior delegação da história dentre as suas participações na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Leia também: Brasil reforça compromisso ambiental na COP28, em Dubai

A COP 28, realizada na Expo Citi Dubai, terá um Pavilhão do Brasil onde serão realizados 135 painéis. Com dois palcos, o pavilhão será palco de intensos debates ligados a dez eixos temáticos: Adaptação e Perdas e Danos, Financiamento Climático e Mercado de Carbono, Florestas e Bioeconomia, Governança Climática Compartilhada: Entes e Poderes, Indústria e gestão de Resíduos, Justiça Climática, Juventudes, Igualdade de Gênero e Racismo Ambiental, Oceanos, Gestão Costeira e Recursos Hídricos, Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais, Segurança Alimentar e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Transição Energética e Transportes.

Desafios

O grande desafio da COP 28 é aprovar o primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, criado para avaliar a resposta mundial à crise climática a cada cinco anos. Estabelecido durante a COP 21, o acordo visa limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.

Leia também: Lula convoca empresários sauditas a investirem no Brasil

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), atualizada em 2023, estabelece metas ousadas de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030. O Brasil também se compromete a atingir emissões líquidas neutras até 2050, buscando compensar suas emissões com fontes de captura de carbono, como o planejamento de florestas e outras tecnologias.


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: