sexta-feira, 24 de maio de 2024

CHAMA CURTAS - NÃO PERCA D. OLÍVIA E MATA DO ENGENHO UCHOA


CHAMA CURTAS 

NÃO PERCA D. OLÍVIA E MATA DO ENGENHO UCHOA

FUNDAJ - 25/05/2024 ( SÁBADO ) A PARTIR DAS 16H 


A Sessão Chama Curtas — exibição mensal gratuita da programação do Cinema da Fundação retorna a Sala Derby para uma sessão especial em parceria com a Tarrafa Produtora, a primeira distribuidora pernambucana, majoritariamente feminina e negra, com foco na distribuição de impacto para curtas-metragens!

🎥 No próximo sábado (25) a partir de 16h serão exibidos “Enraizada” (2019), de Tiago Delacio, um curta-metragem que acompanha Dona Olívia, uma senhora que, desde os 14 anos de idade habita a Mata do Engenho Uchôa, um remanescente de Mata Atlântica de 172 hectares, dentro da cidade do Recife.

Seguimos com o curta “Terra Não Dita, Mar Não Visto” (2017), com direção de Lia Letícia e exibido na Mostra Competitiva Geral do 19º FestCine, onde é discutido o encontro entre seres intangíveis, por vezes visíveis, entre a terra e o mar.

No chão de lama, mulheres compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca e a Ilha de Deus, por meio da produção “Entremarés” (2018), dirigida pela cineasta Anna Andrade.

Por fim, apresentamos a animação Nimbus (2020), uma obra em stop motion de Marcos Buccini que fala sobre fé, religião e o poder da natureza.

📍 Após a sessão, haverá um debate com a presença de Anna Andrade, diretora da Tarrafa e diretora do Entremarés, e os cineastas Marcos Buccini e Lia Letícia, com mediação dos assistentes de curadoria e programação do Cinema da Fundação, Felipe Karnakis e João Rêgo.

🎟️ A distribuição de ingressos é gratuita diretamente na bilheteria. Venha assistir a sessão, neste sábado (25), às 16h!

O Cinema da Fundação - Sala Derby fica localizado na Rua Henrique Dias, 609 - Recife (PE).

https://www.instagram.com/p/C7UcwopO65j/?igsh=MTk2bGZ2ZjVyYzdnMQ%3D%3D&img_index=2

_____________________

"A vida de Dona Olívia é uma história que precisa ser sentida, tocada. Uma vida rica de sentido, afeto, solidão e sonho. Ali, tem o direito à cidade, a proteção do ambiente e o sonho de infância dessa mulher enraizada por opção e símbolo do movimento popular em defesa da Mata Uchôa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário